O Campo de São Bento, em Icaraí, chegará ao aniversário de Niterói, no próximo dia 22, completamente repaginado. Além da estreia do novo paisagismo, o local ganhará piso emborrachado no parque para as crianças de até cinco anos e um pergolado sobre o rio Icaraí onde será formada uma cobertura verde com flores. A outra novidade é uma sala de sementes coletadas no Parque, que será aberta à visitação. E para finalizar, a abertura do ParCão em um espaço de mais de 100 metros quadrados.

“O piso de borracha que está sendo instalado no parquinho possui excelente absorção de impacto. Além disso, é antiderrapante e tem drenagem”, diz a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Dayse Monassa. “Já o pergolado sobre o rio Icaraí terá uma cobertura com flores formando uma espécie de túnel verde. Será instalada uma tela de varanda e plantadas trepadeiras sete léguas”, completou.

Já a sala de sementes, que será aberta à visitação do público, funcionará no prédio da administração. Trata-se de um espaço destinado a coleta de sementes e matrizes de árvores do Campo de São Bento e da cidade. Com isso, além de ser uma atividade lúdica, será importante para pesquisas já que será criado um acervo. Lá vai constar também um censo florístico de todas as árvores do parque centenário.

De acordo com Dayse Monassa, o novo “ParCão” seguirá os mesmos moldes das unidades implantadas no Horto do Fonseca, e nas praças do Jambeiro e de Vital Brazil. O espaço voltado para os pets será instalado no entorno do bambuzal, num dos recuos próximos ao Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, ocupando uma área de mais de 100 metros quadrados. Para a abertura deste espaço, foi necessária a autorização do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, já que o parque é um bem tombado municipal

 

Fonte: Mais Niterói

 

 

Clique aqui para imprimir