O tradicional Praia Clube São Francisco abrirá suas portas mais uma vez para receber a segunda edição da Feira Literária de Niterói (Flinit), que neste ano terá quatro dias. O evento, que tem entrada franca, acontece de 7 a 10 de novembro, das 9h às 21h.

A programação deste ano é voltada a temas importantes como “Literatura, inclusão e acessibilidade”, “A importância do livro infantil na sala de aula” e “Educação, juventude e leitura”.

Assim como em 2018, a Flinit reunirá críticos literários, jornalistas, blogueiros, leitores, autores e editoras de Niterói e região em um ambiente onde terá literatura infantil e adulta, clássicos, geeks, didáticos, romances de todos os tipos e muita poesia.

Além da venda de livros, estão programados lançamentos, debates, sessões de autógrafos, palestras, apresentações artísticas, oficinas, bate-papo, saraus, entre outros.

O evento contará também com o charme da Varanda Gourmet, destinada a lanches e bebidas que, junto aos expositores literários, tornaram a Flinit a maior feira literária do município.

Entre os destaques da programação, os jornalistas Octavio Guedes, Fernando Morgado e Aloy Jupiara participam de um debate sobre o jornalismo nas redes sociais. Os também jornalistas Luiz André Alzer e Bruno Thys comandam um bate-papo sobre a história do jornalista Ricardo Boeachat.

Trazendo como tema inclusão e acessibilidade, a feira contará com uma estrutura de rampas de acesso e elevadores, além da presença de intérprete de libras.

“A 2ª Flinit está maior e vai contar com a presença de mais de 300 autores, 90 mesas de exposição, milhares de livros. Além disso, está mais diversa e inclusiva e contará com um debate sobre inclusão e acessibilidade com a presença de uma autora deficiente visual, que produz livros em Braille. Também receberemos ainda mais colégios, universidades e cursos e teremos saraus todas as noites” garante Celso Possas Junior, organizador da Flinit e editor da Editora Itapuca.

Assim, como em 2018, a feira reunirá leitores, autores e editoras de Niterói e região em um ambiente de literatura infantil e adulta, clássicos, geeks, didáticos, romances de todos os tipos e muita poesia. Além da venda de livros, acontecerão lançamentos, debates, sessões de autógrafos, palestras, apresentações artísticas, oficinas, bate-papo, saraus, entre outros.

“É um espaço super importante que promove ainda mais a cultura nessa cidade onde a arte pulsa”, ressalta Mona Vilardo que vai lançar no evento a segunda edição do livro “Dalva, minha vó e eu”, em parceria com a Editora Litteris.

Na programação de debates, temáticas como “A importância do livro infantil na sala de aula” e “Educação, juventude e leitura”, entre outros. E ainda, bate-papo sobre jornalismo e livros-reportagem com a presença dos jornalistas Luiz André Alzer, Octavio Guedes, Fernando Morgado e Aloy Jupiara.

Entre as atividades, críticos literários, jornalistas e blogueiros irão interagir com os leitores e autores nos espaços da Flinit. Segundo os organizadores, o evento também contará com Varanda Gourmet, destinada à degustação de lanches e bebidas, que, junto aos expositores, contribuirá para a Flinit se tornar a maior feira literária do município. O clima entusiasma os autores.

“Vou receber as crianças para um bate-papo animado sobre a história dos meus livros e minhas inspirações, mostrar como é possível realizar sonhos quando persistimos. Junto com a atriz Bia Biaggi faremos uma contação da história de Ayana, que passa uma mensagem de solidariedade e respeito às diferenças. Tudo em uma atmosfera angelical, perfumada cheia de encantos e delicadeza. Sempre faço as minhas apresentações pensando inspirar e formar novos leitores”, conclui a jovem autora niteroiense Amanda Rabello.

Serviço

Flinit 2019
Data: 07, 08, 09 e 10 de novembro (de quinta a domingo)
Horário: de 9h às 21h
Local: Praia Clube São Francisco
Endereço: Estrada Leopoldo Fróes, 700, São Francisco, Niterói
Entrada gratuita.