Niterói mais uma vez é destaque na imprensa internacional
Publicação: 18/05/2020
Categorias: Blog | Notícias
Autor: Quero Morar em Niterói

Estamos no “Le Monde” como uma honrosa exceção no Brasil. A matéria diz que o País está desarmado diante do colapso da saúde, mas destaca o trabalho de Niterói.

Isso tudo é muito duro, mas governos podem sim mudar a realidade imposta. Orgulho de fazer parte. Vamos em frente!

Diz o trecho da matéria:
“…Niterói é uma exceção”.

Uma cidade, no entanto, é um exemplo: Niterói, uma grande cidade de 500.000 habitantes, localizada em frente ao Rio de Janeiro, do outro lado da grande e bela Baía de Guanabara. Aqui, as autoridades locais adotaram um pacote de medidas, e isso desde o início: estrito confinamento com a polícia na rua, máscara obrigatória, desinfecção da calçada, requisição de hotéis e distribuição de ajuda de emergência aos mais modestos, compras de 40 000 testes, fechamento de escolas, parques, praias e lojas …

E tudo funcionou: Niterói contou em 17 de maio apenas 65 vítimas, com uma taxa de mortalidade de 5,7%, duas vezes menor que a do Rio (que lamenta 1.841 mortes). “Estes são os resultados de 30 anos de boa administração”, disse o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (Partido Democrata do Trabalho, PDT, centro-esquerda), que se orgulha de seu histórico em saúde e educação. O Brasil está se tornando o epicentro global do coronavírus, continua. Não tenho dúvida de que nosso exemplo será seguido e que outras cidades tomarão medidas mais rigorosas”

 

Fonte: https://www.lemonde.fr/international/article/2020/05/18/coronavirus-le-bresil-desarme-face-a-l-effondrement-sanitaire_6039978_3210.html

 

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.