Niterói presente é ampliado e chega ao Barreto
Publicação: 20/04/2020
Categorias: Blog | Notícias
Autor: Quero Morar em Niterói

Bairro contará com um efetivo de 94 homens, cinco viaturas e 10 motos. Com esta ampliação do programa, cidade passa a ter, diariamente, 488 agentes nas ruas

O programa Niterói Presente entrou em operação no Barreto, na Zona Norte, nesta sexta-feira (17). O bairro, que foi o oitavo a receber os agentes nas ruas da cidade, contará com um efetivo de 94 homens, cinco viaturas e 10 motos. Com esta ampliação do programa, o Município passa a ter, diariamente, 488 agentes nas ruas.

O Niterói Presente é um convênio entre a Prefeitura de Niterói e o Governo do Estado. Todos os custos do programa são pagos pelo Município. Os agentes que atuarão do Barreto reforçam o efetivo que já atua nos bairros de Icaraí, Santa Rosa, Centro, Fonseca, Charitas, São Francisco e Jurujuba.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, que esteve presente no início da operação do programa no Barreto, ressaltou que esta é mais uma etapa de cooperação entre a Prefeitura, o Governo do Estado e a Polícia Militar, e desejou boas-vindas, em nome da população, a cada um dos agentes, desejando êxito nesta missão.

“O Barreto é um bairro limítrofe de outras cidades. O Niterói Presente, hoje, é uma realidade acolhida pela nossa população. Nossos índices de criminalidade nos últimos dois anos tiveram uma queda significativa.  Queria agradecer a Guarda Municipal e a Policia Militar que estão trabalhando integradas. Com o programa no Barreto, vamos conseguir resultados ainda melhores”, enfatizou Rodrigo Neves.

Representando o secretário de governo Cleiton Rodrigues, o major Fabiano Costa, que é o coordenador operacional do programa Niterói Presente, reforçou a importância desta integração e parceria entre o Estado e a Prefeitura de Niterói.

“Niterói sempre recebeu bem os agentes, o que colabora para o sucesso do programa na cidade. É importante levarmos essa expansão para a população de Niterói. O programa só funciona porque temos essa integração. Somos policiais militares, mas temos o trabalho integrado com a Prefeitura no planejamento operacional e, também, contamos com a Polícia Civil. Desde o início do programa em Niterói, em dezembro de 2017, estando conquistando a confiança da sociedade, que acredita no nosso trabalho”, pontuou o major Fabiano Costa.

De acordo com o Observatório de Segurança de Niterói, o mês de março fechou com mais quedas expressivas nos índices de criminalidade. No indicador roubo de rua, a redução ficou numa média de 57,93%, na maioria das regiões de Niterói, com destaque expressivo na área da 79ª DP (Charitas), com queda de 87,69%. No roubo de veículos, a média de diminuição no município foi de 75,15%, com destaque para as 77ª DP (Icaraí), 76 ª DP (Centro) e 79 ª DP (Charitas), com reduções de 92,31%, 90% e 80%, respectivamente.

O secretário do Gabinete de Gestão Integrada da Prefeitura de Niterói, coronel Gilson Chagas, afirmou que a redução nos índices é reflexo do reforço da segurança na cidade e da atuação do programa. Gilson Chagas destacou, ainda, que esta nova fase do programa era muito esperada pelos moradores do Barreto.

“Mesmo neste momento tão difícil, que estamos atravessando por conta desta pandemia, a Prefeitura de Niterói não deixou a segurança de lado. Hoje, cumprimos mais uma etapa do planejamento estratégico sob a coordenação da Prefeitura. Essa parceria está contribuindo para que, a cada mês, possamos experimentar essa redução de criminalidade. Estão sendo adotadas várias medidas para a segurança, entre elas, a inauguração da Cidade da Ordem Pública, transformando a Guarda Municipal em uma força de Segurança também, além do Centro Integrado de Segurança Pública ( Cisp) , que monitora a cidade 24 horas, com a presença de guardas municipais, policiais civis e militares, trabalhando em total integração”, afirmou Gilson Chagas.

O comandante do 12 Batalhão da Polícia Militar tenente-coronel, Sylvio Guerra, garantiu que o combate à criminalidade vai continuar na cidade.

“Este é mais um momento que demonstramos para a sociedade de Niterói a parceria que existe em Niterói. Desde que assumi, em 2019, os números vêm queda, porque a parceria funciona, e temos este importante reforço”, disse Sylvio Guerra.

Fonte: Folha Nit

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.