Nota da Standard & Poor’s Global Ratings aumenta visibilidade da cidade no mercado internacional e reforça confiança de investidores

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s Global Ratings aumentou a nota de crédito de Niterói para a mais alta em sua escala nacional: brAAA, com viés estável. A nota, divulgada na última semana, reflete a avaliação da agência internacional de que “as incertezas políticas da cidade de Niterói se dissiparam”. O resultado aumenta a visibilidade da cidade no mercado internacional e a confiança de novos investidores.

“O relatório divulgado pela Standard & Poor’s, um dia após a aprovação unânime pelo TCE das contas de nossa gestão de 2018, e no contexto da grave crise do Rio é fundamental para atrair investimentos privados para o desenvolvimento de nossa cidade”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

De acordo com o relatório divulgado pela agência, “as políticas fiscais sólidas foram mantidas, mesmo diante das incertezas políticas”. A Standard & Poor’s ressalta ainda no documento que “Niterói manteve políticas fiscais prudentes. Isso tem sido o caso, mesmo em meio a crises econômicas e fiscais tanto no nível federal quanto no estadual. Niterói criou ainda um fundo de estabilização para assegurar os royalties de petróleo futuros”.

“A avaliação positiva da agência de classificação de risco foi baseada na retomada da gestão pelo prefeito Rodrigo Neves e a manutenção da sua política responsável de gestão dos recursos públicos. É um reconhecimento de que Niterói tem estabilidade política para manter os investimentos e a qualidade dos serviços”, afirmou a secretária de Fazenda, Giovanna Victer.

A Standard & Poor’s classifica todos os países do mundo, governos e as empresas mais relevantes em um sistema de notas que vai de D a AAA. A graduação mais baixa é a D, que está situada na categoria de risco alto de inadimplência, juntamente, em ordem crescente, com as notas C, CC, CCC. Em seguida são atribuídas as notas da categoria de especulação, em ordem crescente, B-, B, B+, BB-, BB e BB+, que formam o grupo especulativo.

As notas do grupo de investimento começam com a nota BBB-, considerada juntamente com BBB, BBB+ a qualidade média de investimento. Seguem-se, em ordem crescente, as notas de maior grau de investimento A-, A, A+, AA-, AA, AA+ e AAA.

Em outubro, o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) tinha apontado Niterói como o primeiro município em ranking de gestão fiscal no estado do Rio. O município foi o único que apresentou a gestão fiscal excelente em 2018. O estudo ressaltou que a Prefeitura de Niterói também é um bom exemplo de autonomia financeira, pois, apesar da alta arrecadação de royalties, consegue arcar com suas despesas administrativas sem depender dessa compensação financeira, o que torna o equilíbrio das contas públicas menos vulnerável. O levantamento analisou as contas de 5.337 prefeituras do Brasil.

Fonte: Folha Nit