O Rio de Janeiro enfrenta um surto de casos de gripe Influenza. A doença provoca sintomas semelhantes aos da Covid-19. Como prevenção, a  Secretaria Municipal de Saúde de Niterói vai realizar, neste sábado (04), o ‘dia D’ de vacinação contra a gripe e campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação.

A imunização estará disponível nas unidades da rede básica de saúde, das 08h às 17h, com entrada até 16h. Fique atento! Poderão se vacinar pessoas a partir de 6 meses de idade que ainda não receberam a dose este ano.

“É fundamental receber a vacina contra gripe, pois evita complicações da doença. O dia D, que ocorre no sábado, é importante para as pessoas que têm dificuldade em comparecer a um ponto de vacinação durante a semana. Procure uma unidade de saúde para receber a dose da vacina e atualizar a caderneta de vacinação”, afirma o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.

Entenda quem pode receber a dose

Para receber a dose, as pessoas a partir de 6 meses devem comparecer às unidades de saúde levando carteira de identidade e CPF. É importante levar a carteira de vacinação, principalmente das crianças.

Imunização disponível de segunda a sexta-feira

A imunização continua disponível de segunda a sexta-feira, nas Policlínicas, Unidades Básicas e unidades do Programa Médico de Família, das 08h às 16h.

Saiba mais sobre a Influenza

 A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar.

A vacina da Influenza precisa ser tomada todo ano, já que a composição é atualizada com os tipos (cepas) que mais circulam pelo mundo. Os sintomas da gripe nem sempre podem ser a menos e ela pode evoluir para complicações como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), pneumonias e agravamento de outras doenças. A Gripe é uma doença séria e que pode levar a óbito.

Clique aqui para imprimir