Passeio histórico na Guanabara
Publicação: 21/10/2015
Categorias: Blog
Autor: Quero Morar em Niterói

Tradicional embarcação Itaipu, de 1950, fará circuito especial pela Baía no domingo. Interessados devem se inscrever para participar

A Secretaria de Estado de Transportes (Setrans), em comemoração aos 180 anos das Barcas, organizará um passeio pela Baía de Guanabara no domingo e fará um tour pelos principais cartões-postais da Baía. A tradicional embarcação Itaipu, de 1950 e com capacidade para mil lugares, sairá às 10h da Praça Arariboia e fará o seguinte roteiro: Museu de Arte Contemporânea (MAC), Fortaleza de Santa Cruz, Urca, Pão de Açúcar, Enseada de Botafogo, Ilha Fiscal, Praça XV, Ponte Rio-Niterói, retornando à Praça Arariboia. O trajeto terá duração de 1h30 aproximadamente.

Os interessados em participar do passeio deverão se inscrever através do e-mail: barcas180anos@gmail.com. Ao completar 250 pessoas, as inscrições serão encerradas. Cada inscrito poderá levar um acompanhante. No ato do embarque, as pessoas deverão apresentar documento de identidade.

Segundo o secretário do Estado de Transporte, Carlos Roberto Osório, que estará presente no evento, será uma oportunidade para os usuários aproveitarem o dia para fazer um passeio pela Baía de Guanabara, onde será possível relembrar a história dos 180 anos das barcas e contar a própria história da Região Metropolitana, do surgimento do Rio de Janeiro e de Niterói.

História – A navegação em massa entre Rio e Niterói existe desde outubro de 1835, e entre o Rio e Paquetá desde 1877. O transporte de passageiros e de cargas começou sendo explorado pela mesma empresa que administrava o sistema de ônibus elétricos em Niterói. Até 1974,  antes da inauguração da Ponte Rio-Niterói, as barcas eram o único meio de transporte que ligava a então capital do Estado, Niterói, e o Rio, que era a capital do país.

Fonte: O fluminense

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.