Praia de Itacoatiara considerada a mais limpa que as praias da Zona Sul
Publicação: 12/11/2015
Categorias: Blog
Autor: Quero Morar em Niterói

Estudo divulgado com base em dados do Inea colocou a praia da Região Oceânica com a melhor qualidade de balneabilidade dos últimos 15 anos

 

Um relatório apresentado durante a audiência pública da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na última segunda-feira (9) aponta a Praia de Itacoatiara, em Niterói, como a mais limpa do Estado nos últimos 15 anos. O estudo do oceanógrafo David Zee foi feito com base em dados do Instituto do Ambiente (Inea) sobre praias dos municípios do Rio e Niterói entre 2000 e 2015.

A praia da Região Oceânica tem a melhor qualidade da água, com uma média de 171 coliformes fecais por mililitro. Já Botafogo, na Zona Sul do Rio, teve o pior resultado, com 293.954 coliformes para cada mililitro de água. O nível adequado é de até mil coliformes fecais, segundo o Inea.

O especialista acredita que a principal solução a curto prazo para despoluir as águas da Baía de Guanabara é a criação das Unidades de Tratamento de Rios (UTR´s).

“Somente 49% das águas dos rios que desaguam na baía são tratadas. O governo estadual quer atingir um nível de 80% até às Olimpíadas de 2016. A UTR de Irajá já está em construção e acredito que se atinja o nível de 80% com a criação da UTR da Pavuna, que pode ficar pronta em 8 meses por um valor de R$ 80 milhões”, disse o oceanógrafo.

“O maior problema é o despejo de lixo orgânico pela população. A permanência de cachorros, proibida por lei municipal, também piora a qualidade das areias”, comentou Hoefle.

Fonte: O Fluminense

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.