Internautas poderão explorar fauna, flora, trilhas e edificações da área verde. Lançamento está previsto para abril
Fazer as trilhas do Parque da Cidade, uma das principais áreas verdes de Niterói, e pelo caminho se encantar com a beleza da flora e da fauna locais, observando, por exemplo, uma seriema ou um tamanduá-mirim, ambos reinseridos no parque recentemente. E ainda experimentar a sensação de saltar de parapente, além de conhecer a história e as edificações do espaço. Tudo sem sair de casa. Esta é a proposta do tour virtual com imagens do parque em 360 graus e em três dimensões que será lançado em abril, nas redes sociais da prefeitura.

O material permite visualizar as edificações do Parque da Cidade, incluindo salas, corredores, mobiliário, acervos, escadas, jardins e trilhas, a partir de vários ângulos. A Secretaria municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade está à frente do projeto, em uma parceria com a Secretaria municipal de Ciência e Tecnologia. O objetivo é levar as pessoas a explorarem virtualmente todas as áreas do parque antes mesmo de visitarem-no pessoalmente.

Esta semana começaram as gravações com os profissionais que farão o papel de guias do passeio virtual. A bióloga Fabiana Barros, coordenadora de Áreas Verdes da secretaria, é a responsável pelas informações sobre a vegetação.

— O Parque da Cidade reúne espécies vegetais de grande relevância ambiental, como o pau-brasil, ameaçado de extinção, ipês-amarelos e roxos, quaresmeiras, sapucaias e bromélias. O tour virtual dará a oportunidade de as pessoas conhecerem um pedaço da Mata Atlântica tão importante para a cidade de Niterói —afirma Fabiana.

Já a bióloga Aline Moreno mostrará os tipos de animais que habitam a área. Entre eles, além da seriema e do tamanduá-mirim, estão lagartos, jiboias, jararacas, ouriços-cacheiros, gambás e cachorros-do-mato, que são o símbolo do Parque da Cidade. Os voluntários que auxiliam na preservação do parque também serão entrevistados.

O secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson, destaca a importância de se divulgar a história e a beleza do Parque da Cidade.

— O tour virtual dará às pessoas, de qualquer parte do Brasil e do exterior, a oportunidade de conhecer e explorar um dos patrimônios ambientais mais importantes de Niterói. Será uma opção para passear no parque sem sair de casa e conhecer em detalhes um importante recorte da Mata Atlântica e um dos nossos pontos turísticos mais visitados — afirma Robertson.

Fonte: O Globo
Clique aqui para imprimir