A Trilha do Costão de Itacoatiara é uma das trilhas mais famosas na Cidade de Niterói, no Bairro de Itacoatiara, o Costão tem 217 metros de altura e não exige muito esforço para se chegar ao cume, em média você consegue fazer essa trilha em pouco mais de 40 minutos e vai ter uma vista surpreendente de toda região.

Costão de Itacoatiara é uma reserva ambiental e pertence ao Parque Estadual Serra da Tiririca, e existe um horário de visitação que é das 08:00h as 17:00h, com um limite de 200 pessoas por vez, para diminuir o impacto causado pelas pessoas ao meio ambiente devido o excesso de pessoas em alguns dias.

Nas fotos abaixo vamos mostrar o caminho do inicio da Guarita até a parte de inicio da subida do Costão, onde tem uma placa informando a direção da Enseada do Bananal e do Costão de Itacoatiara, esse trajeto deve levar uns 20 minutos.

Entrada do Costão de Itacoatiara

 

Trilha do Costão de Itacoatiara

 

Em Janeiro de 2018 foi instalado um Corrimão no inicio da subida do Costão, a trilha agora amplia ainda mais a possibilidade de acesso para os usuários de todas as idades. Além disso, a expectativa é que a estrutura possa delimitar a área de uso do atrativo, diminuindo possíveis acidentes e ajudando a preservar a vegetação costeira, muitas vezes danificada quando usada como apoio durante a escalada, confira na foto abaixo como ficou a instalação do corrimão.

 

Corrimão da subida para o Costão de Itacoatiara

 

Após sair do Corrimão vamos iniciar a nossa subida pelo Costão até o cume, essa subida não deve levar mais de 20 minutos e você vai aproveitar a bela vista de fundo enquanto recupera o fôlego como podemos ver nas fotos abaixo.

Subida Costão de Itacoatiara

 

Após uns 40 minutos de caminhada você vai chegar ao cume e vai encontrar uma vista muito bonita de vários cartões postais de Niterói como (Praia de Itacoatiara, Praia de Camboinhas, Praia de Itaipu, o Morro das Andorinhas que é outro local que se pode fazer trilha, o Alto Mourão que é Conhecido como Pedra do Elefante  e mais ao fundo vai conseguir ver os cartões postais do Rio de Janeiro como o Pão de AçúcarCristo RedentorPedra da GáveaMorro Dois Irmãos entre outros.

Até aqui a vista é incrível né? mas não acabou! Você seguindo até a esquerda e fazendo uma pequena trilha que fica em meio a vegetação vai ter um outro ângulo do Costão, da Pedra do Elefante e da Praia de Itaipuaçu, esse lugar é pouco divulgado quase não se vê fotos de lá, mas a vista é muito bonita como podemos ver nas fotos abaixo.

Pedra do Elefante

 

Clima de Itacoatiara e melhor época pra ir

 

Pontos Positivos da Trilha:

O local é bem sinalizado;
Não precisa de Guia para te levar;
Fácil acesso tanto de carro quanto de transporte coletivo.

Pontos Negativos:

Costão de Itacoatiara não é muito difícil de se fazer, mas para os iniciantes é bom saber que o local é um pouco íngreme, principalmente na hora que sai da mata e começa a subir pela rocha, pode ocorrer de você se cansar muito rápido.

Como Chegar:

De Ônibus: Pegar no Terminal de Niterói o ônibus Nº 38 Itaipu e saltar na Praia de Itacoatiara e andar até a entrada que tem uma guarita.

De Carro: Ajustar o GPS para Rua das Rosas, nº 24, Itacoatiara, Niterói, RJ você pode deixar o carro no estacionamento na Praia.

Endereços

Endereço 1: Estrada de Itacoatiara, S/N – Itacoatiara (esse é o endereço público, onde os ônibus chegam).

Endereço 2: Av. Beira-Mar, 523 – Itacoatiara, Niterói – RJ 24348-190 (mapa) (esse é até onde os carros chegam, bem perto do início da trilha).

Contatos Parque: (21) 2638-4411 ou (21) 2709-9176

Fonte: Quebrando a Rotina, Vamos Trilhar, Instinto Viajante e Viajabi.