Universidade em festa
Publicação: 10/12/2015
Categorias: Blog
Autor: Quero Morar em Niterói

UFF comemora 55 anos com programação cultural que mistura cinema, artes plásticas e música no Centro de Artes

Começa nesta segunda, dia 14, e vai até 20 de dezembro a programação cultural em comemoração aos 55 anos da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento, que é realizado no Centro de Artes UFF, conta com grupos musicais, exposições, festivais de cinema e apresentação da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF.

“Ao longo de 2015, a UFF desenvolveu vários projetos culturais para marcar seus 55 anos. Entretanto, ficou para dezembro a semana comemorativa. Nela, se concentram atividades vinculadas à própria produção artística da universidade”, conta Leonardo Guelman, superintendente do Centro de Artes UFF.

A inauguração da programação cultural fica por conta da 19ª edição do Festival Brasileiro de Cinema Universitário, o FBCU, que a UFF já abrigou inúmeras vezes. Para a abertura, foi escolhido o filme “O Gigantesco Ímã”, do diretor Tiago Scorza em parceria com Petrônio Lorena.

O documentário é um desdobramento do curta-metragem “O Som da Luz do Trovão”, também dirigido por Tiago e Petrônio, que conta a história de Evangelista Ignácio de Oliveira, um inventor autodidata de quase 90 anos. “Gostamos de dizer que Evangelista é o nosso Gigantesco Ímã, pois ele tem a capacidade de atrair inúmeras pessoas em torno de suas criações. Ele é o ponto de partida para falarmos de outros inventores livres”, afirma o diretor, que não esconde o sabor especial em abrir o festival da UFF com seu filme. “O festival contribuiu para minha formação. Agora, tenho a chance de tentar retribuir de alguma maneira participando dele. Isso sem falar no fato de que trata-se de uma oportunidade única para os moradores da cidade conhecerem a produção audiovisual feita nas universidades brasileiras”, resume.

Além de “Gigantesco Ímã”, serão apresentados mais 73 filmes, divididos em três Mostras: a Mostra Competitiva Nacional e a Mostra Informativa de Curtas – que fazem um panorama de filmes universitários do Brasil inteiro – e a Mostra Ex-Alunos, com curtas e longas de ex-alunos que já exibiram filmes no festival quando eram estudantes. A exibição dos filmes são seguidas por um debate com os realizadores.

O Centro de Artes UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói. Telefones: 3674-7511 / 3674-7512.

14 à 20 de dezembro: FBCU – Festival Brasileiro de Cinema Universitário, FIFE – Festival Internacional de Filmes de Esporte, e o Recine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo
Centro de Artes UFF
Entrada Franca

15 de dezembro: Grupo vocal Boca Que Usa
20 h – Teatro da UFF
?Entrada franca

17 de dezembro: Abertura das Exposições “As Pensadoras” e “Espaço UFF de Fotografia Paulo Duque Estrada”
Galeria de Arte UFF
Inauguração 17 de dezembro das 19 às 21 horas
Visitação até 20 de fevereiro, 2a a 6a feira, das 10 às 21 horas
sábados e domingos das 13 às 21 horas

18 de dezembro: Orquestra Sinfônica Nacional UFF 
10h30min – Cine Arte UFF
Entrada Franca
Classificação: Livre
Informações: 3674-7511 | 3674-7512

20 de dezembro: “Um Natal Negro” – Música Antiga da UFF
?10h30 – Cine Arte UFF
Ingressos: R$ 5 (meia entrada para todos)

(Marina Mello)

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.