Verão incentiva a prática de esportes
Publicação: 31/12/2019
Categorias: Blog | Notícias
Autor: Quero Morar em Niterói

Niteroienses aproveitam as altas temperaturas para lotar as praias

Foi dada a largada para a melhor época do ano para a maioria dos cariocas. Todos sabem que o verão é sinônimo de sol, praia e muita atividade física, e com a chegada da temporada, a maioria dos brasileiros é incentivada a colocar em suas agendas diárias a presença em academias e também nas praias. Com a chegada da estação, os dois locais costumam atingir grande lotação.

Na cidade de Niterói não é diferente, os moradores estão sempre se exercitando e a escolha perfeita para a grande maioria são os esportes que podem ser praticados ao ar livre.

Considerado o país do futebol, a estação mais quente do ano leva às praias uma grande proporção de pessoas jogando bola nas areias, seja altinha, futevôlei ou Beach tennis. A atleta Mariana Mesquita revela que apesar de ser uma brincadeira, o esporte agregou em vários aspectos em sua vida.

“Eu tinha uns 12 anos quando observava os meus irmãos jogando altinha e decidi tentar. Eu sempre gostei de futebol e a modalidade fez com que eu me interessasse bastante pelas características do jogo, os movimentos e até a aprender passes novos. Eu descobri o esporte e ele também me descobriu. Hoje em dia penso em disputar campeonatos futuramente”, contou Mariana

O grande fluxo nas praias sempre andam junto com as academias cheias. Há quem prefira se dedicar a exercícios físicos na busca pela melhoria no corpo, antes mesmo da abertura da estação. Com inúmeros benefícios para a saúde, ainda sim, é no verão que a grande maioria procura se exercitar.

“A procura é muito maior quando chega o verão. Infelizmente boa parte das pessoas não se cuida durante o ano e quando chega o verão, bate o desespero. Os exercícios mais procurados são aqueles que emagrecem e queimam a gordura corporal”, relatou o Personal Trainer Rodrigo Lourenço

Cuidados – A prática esportiva não só no verão, mas em qualquer época do ano exige muita atenção às demandas do corpo. A primeira e mais importante seria aumentar a hidratação antes, durante e após o exercício. O exercício físico aumenta a temperatura corporal, principalmente em dias e ambientes quentes, se não for controlada pode prejudicar a performance física e mental.

Em dias quentes o risco de desidratação é maior, perdemos mais líquido pela transpiração. A hidratação adequada melhora a performance durante os treinos e auxilia na recuperação no pós treino.

De acordo com a nutricionista Mariana Guimarães, uma dica é investir em alimentos leves, com melhor digestibilidade. O carboidrato presente em frutas, aveia, granola, mel, raízes, arroz e no pão integral são a nossa principal fonte de energia. As principais refeições do dia-a-dia já garantem energia para exercícios leves a moderados. Os pré-treinos são realmente necessários quando a atividade física é de longa duração e exige mais resistência.

Benefícios – Com incontáveis privilégios, a atividade física é uma das principais formas de se cuidar mentalmente e fisicamente. Entre essas vantagens, pode-se ressaltar a ajuda em lidar com o estresse e a ansiedade; o aumento da resistência muscular; diminuição e controle do peso; diminuição dos risco de doenças no coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade.

Fonte: O Fluminense

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.