É verão!
Publicação: 21/12/2022
Categorias: Agenda Cultural
Autor: Quero Morar em Niterói

Nesta quarta-feira, 21 de dezembro, começa o Verão de 2022. A estação mais quente do ano vai chegar debaixo de chuva, rajadas de vento, e é capaz de muitas pessoas até usarem um casaquinho para recepciona-la. Isso porque, de acordo com o site Climatempo, a temperatura máxima, será de 23 graus. De manhã à noite, o clima será chuvoso, apesar de o sol tentar dar as caras.

Que ninguém se engane, porém, com essa entrada nada triunfal. Em meados de janeiro, a estação vai começar a dizer a que veio e os termômetros vão chegar fácil aos 40 graus.

De acordo com o meteorologista e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Marcio Cataldi, este verão será diferente dos três últimos. Em 2022, a estação estará sob influência do El Niño e não mais de La Niña.

Cataldi explica que o El Niño é um fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial:

– Nesse início do verão, o oceano Pacífico vai começar a mudar de fase, em direção ao El Niño. A alternância de ciclos entre os dois fenômenos é normal, mas acontece de forma irregular. Não se sabe o que provoca a mudança. La Niña (que resfria as águas do Pacífico) imperou nos últimos três anos e deixou as temperaturas mais baixas. É possível dizer que, este ano, o verão vai ser mais “normal”, com temperaturas altas como estamos acostumados a associar à estação.

As chuvas, também típicas do verão, tendem a vir de forma irregular, mais para pancadas no final do dia. Em volume, bem menor do que nos últimos tempos. Mais calor e menos chuva é o quadro que se esboça para os próximos meses.

Horário de Verão:
Quando a nova estação chegar, precisamente às 18h48, o sol, que é quase sinônimo de verão, já terá se recolhido. O pôr do sol está marcado para às 18h36 desta quarta-feira. Este ano, como no passado, não haverá polêmicas a respeito do horário de verão. Afinal, a medida deixou de ser adotada no país em 2019 pelo governo que sai de cena no primeiro dia do novo ano.

O horário de verão foi instituído no Brasil em 1931. Antes de ser abolido pelo atual governo, havia se tornado permanente, em 2008, por meio de decreto estabelecido pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

O objetivo do horário de verão é a economia de energia, uma vez que os relógios são adiantados uma hora para aproveitar o fato de ser o período em que o sol se põe mais tarde. Caberá ao presidente eleito em outubro, que vai tomar posse no dia 1 de janeiro de 2023, Luiz Inácio Lula da Silva, decidir se o horário de verão voltará ou não ao país;.

Pé na areia
Além de sol, praia também é “sinônimo” de verão. Sendo assim, faremos um tour pela Região Oceânica de Niterói para entrar no clima da nova estação.

Sossego:

A pequena praia entre Camboinhas e Piratininga, este ano, foi bicampeã na conquista do selo internacional Bandeira Azul. Trata-se da maior premiação internacional dedicada à certificação de praias e marinas. A Praia do Sossego é a primeira de Niterói a receber essa certificação. Em todo o Brasil, 40 locais são detentores desse selo de qualidade.

Até bem pouco tempo, a praia era uma ilustre desconhecida. Depois de tanto sucesso, dificilmente vai conseguir se manter no “anonimato”. Tende a ser a grande “descoberta” da temporada.

Camboinhas:

Com um muro de gabião sendo construído em um lado da praia, todos os caminhos levarão para o lado oposto, mais próximo ao canal de Itaipu. No meio do trajeto tem um novo (e bem grande) quiosque, o Macaw Beach Bar. O local já está agitando a orla com um cardápio de eventos que tende a aumentar, ao longo do verão.

Piratininga:

O canto direito, na área próxima da praça do Toboágua (que não existe há tempos, mas o nome ficou), agora tem um paredão construído para proteger a orla de ressacas. Seu paisagismo é diferente do restante da praia, que mantém um ar mais selvagem. Atenção na hora de descer a escada para a areia: é bem inclinada e os degraus um tanto irregulares. Será o primeiro verão do novo espaço. Será que esse calçadão vira point?

No lado oposto, a novidade atende pelo nome de Único Casa na Praia, um restaurante que promete oferecer refeições em clima de descontração chique, com direito a manter o pé na areia. Fica na rua Alcir Guaíba Amorim da Cruz, 159, com acesso de carro pelo Tibau.

No meio do caminho, na orla, o Quiosque Delirium é porto seguro para quem gosta de rock. O local garante, há anos, bons shows à beira mar, com direito a chuveirão e um gramado ao lado – que não faz parte do quiosque, mas dá para curtir todos os shows de lá no melhor estilo piquenique “com serviço”, para os que não querem se preocupar com nada. Coletivos artísticos costumam ensaiar nessa pequena pracinha, o que se torna uma atração extra.

Itaipu:

Para conhecer uma novidade dessa temporada, na região, ao invés da praia, é preciso pegar o caminho da lagoa e encontrar o restaurante Recanto Mangue. O clima é de descontração, com mesas em um pátio gramado, em meio a um cardápio com um certo ar de bistrô. Rola menu degustação e opções vegetarianas. Dizem que dá para chegar de caiaque, canoa e afins. É para ir sem pressa. Fica na Avenida Doutor José Geraldo Bezerra de Menezes, 1700.

Uma vez na região, vale lembrar que a praia de Itaipu tem fama de ter o pôr do sol mais bonito de todas as praias de Niterói. Uma atração disponível o ano todo, que fica ainda mais exuberante no verão.

Itacoatiara:

A praia preferida dos surfistas, que tem no quiosque Tunel Crew, com som comandado por DJs, seu point. Já para quem quer curtir um almoço ou só um fim de tarde com estilo, sem tirar o chinelo – jamais! a dica é o quiosque da Noi. É claro que tem cerveja artesanal. Porém, drinks dos mais variados tipos (e cores) além de uma alentada carta de vinhos e espumantes também são encontrados por lá.

Engarrafamentos:
Presente na vida do niteroiense o ano todo, se torna um super teste de paciência para moradores e turistas que buscam as praias da Região Oceânica, no verão. Promete não desapontar, na temporada que agora se inicia. A Prefeitura anunciou que o problema – se não solucionado – pelo menos será minimizado com a Operação Verão. A conferir.

Fonte: A Seguir

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *