Cercada por belíssimas praias, a cidade de Niterói apresenta muitas universidades, espaços culturais, gastronômicos e de lazer.

Várias áreas verdes (Serra da Tiririca, Campo de São Bento, Horto do Fonseca, Horto do Barreto) contribuem para a qualidade de vida das pessoas que moram na “Cidade Sorriso” e as obras projetas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que dão nome ao Caminho Niemeyer, fecham um maravilhoso roteiro para atividades culturais e de lazer em Niterói.

A proximidade com a cidade do Rio de Janeiro é um dos pontos altos para quem quer trabalhar no outro lado da Baía de Guanabara, pois apenas 13 Km pela Ponte Rio-Niterói separam Niterói da Capital, ou ainda a opção de 20 minutos de travessia na tradicional Barca.

Com uma população estimada em 513.584 (2019), Niterói encontra-se em terceiro lugar no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, segundo o PNUD, e é a não capital mais desejada do Brasil, segundo estudo do Grupo Zap.

Está entre os vinte municípios que concentram 45% dos alunos de graduação do País e tem o maior índice de freqüência escolar entre a população de 7 a 14 anos (97,52%). A média de anos de estudo chega a 9,5 com uma taxa de alfabetização de 96,4% na população acima de 15 anos segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).