Praias Oceânicas

praia_itaipu

Praia de Itaipu

Localizada no final da estrada de mesmo nome e com uma extensão de aproximadamente 1.000m, é a única praia oceânica de Niterói que apresenta águas sempre calmas. É uma das áreas mais antigas da cidade, com sua colônia de pescadores, uma igreja do início do século XVIII, o Museu de Arqueologia, contrastando com as modernas casas de veraneio. Seu nome, na língua Tupi, significa “água que sai do meio das pedras”.

Informações Importantes:

  • Local: Estrada Francisco da Cruz Nunes, Bairro de Itaipu . Veja o mapa.

praia_sossego

Praia do Sossego

Localizada entre Piratininga e Camboinhas, é de difícil acesso para pedestres. Tendo uma pequena extensão, é bastante frequentada pelos que vem pelo mar em lanchas e iates, pois sua trilha não é muito conhecida. Sossego é um dos mais belos recantos da cidade e patrimônio natural do município.

Informações Importantes:

  • Local: Praia do Sossego, Rua da Graça – Piratininga, Niterói – RJ. Veja o mapa.

praia_piratininga

Praia de Piratininga

Uma das mais belas praias da cidade, com aproximadamente 2.700 metros de extensão, com águas limpas, apropriadas para o banho, e com paisagem deslumbrante aberta para o Oceano Atlântico. É formada por duas praias conjugadas: o “Praião”, no trecho maior, com pequenas ondas; e a “Prainha”, no trecho menor, uma parte rasa e calma, ideal para crianças e idosos.

Informações Importantes:

camboinhas

Praia de Camboinhas

Com 2.600m de extensão, suas águas são transparentes e esverdeadas. Com areias claras e finas, é uma extensão da Praia de Itaipu e um recanto pitoresco muito procurado pelos amantes da pesca de arremesso, pelos velejadores e pelos wind-surfistas. Sua orla é repleta de quiosques especializados em frutos do mar, servidos à beira-mar. Seu nome reporta-se ao encalhe de um navio com o mesmo nome. Ficando entre a praia e a lagoa de Itaipu, existe também no local o sofisticado bairro residencial de Camboinhas.

Informações Importantes:

  • Local: Praia de Camboinhas, Av. Beira-Mar – Camboinhas, Niterói – RJ. Veja o mapa.

praia_itacoatiara

Praia de Itacoatiara

Possuindo 700m de extensão e sendo considerada uma das melhores praias da cidade, seu nome significa em Tupi ”pedra escrita, riscada ou que tem inscrição”. Em meio a uma vegetação exuberante, suas águas são transparentes e azuladas. Paraíso dos surfistas, é pequena e uma das mais frequentadas pela juventude, além de oferecer uma rica paisagem. No recanto direito, fica a ”Prainha”, paraíso para as crianças, uma pequeníssima praia protegida das ondas e que apresenta na maior parte do tempo águas calmas.

Informações Importantes:

  Praias Baía de Guanabara

praia_flexas

Praia das Flechas

Há duas hipóteses para sua denominação: a primeira relacionada às flechas utilizadas pelos índios; e a outra, a mais provável, supõe que derivou da planta abundante nos brejos locais, da qual se originam a flecha e a paina da flecha. Possui 400m de extensão. Pequena, mas de grande beleza, está localizada entre as praias da Boa Viagem e a de Icaraí. Dela, pode-se ver as duas pedras históricas: Pedra do Índio (semelhante a cabeça de um índio com cocar) e a Pedra de Itapuca (do tupi, pedra furada) que inspira poetas e pintores.

Informações Importantes:

  • Local: Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, Bairro do Ingá, Zona Sul da cidade. Veja o mapa.

praia_de_sao_francisco

Praia de São Francisco

Possui 750m de extensão, amendoeiras e gramíneas que ocupam parte da praia. Suas águas são calmas, com areia clara e fina. Localiza-se numa área residencial. Conta com calçadão em toda a orla usado para passeios, jogging e ciclismo. É ideal também para a prática de esportes a vela. É margeada por bares e restaurantes, pontos da maior badalação noturna da cidade. Em uma colina no final da praia, encontra-se a Igreja de São Francisco Xavier.

Informações Importantes:

  • Local: Avenida Quintino Bocaiúva – São Francisco – São Francisco, Niterói – RJ. Veja o mapa.

praia_icarai

Praia de Icaraí

Localizada no interior da Baía de Guanabara, significa em Tupi “água benta, água santa, rio sagrado ou rio salgado”. Com 1.200m de extensão e vegetação composta de amendoeiras e coqueiros, é uma das mais conhecidas da cidade. O local possui uma extensa faixa de areia e um calçadão que permitem a prática de diversas modalidades esportivas, caminhadas ou apenas admirar o belíssimo panorama.

Informações Importantes:

  • Local: Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, Bairro de Icaraí. Veja o mapa.

praia_adao

Praia de Adão e Eva

São duas praias gêmeas: a primeira tem 250m e a segunda 150m. Com águas calmas, de coloração esverdeada e areias claras e finas, localizam-se bem próximo à entrada da Baía de Guanabara e dão acesso à Fortaleza de Santa de Cruz.

Informações Importantes:

  • Local: Estr. Gen. Eurico Gaspar Dutra, 2925 – Jurujuba, Niterói – RJ. Veja o mapa.

Praia de  Jurujuba

Suas águas são escuras e calmas. Possuindo 300m de extensão, é margeada por uma estreita calçada com ipês e amendoeiras. Na praia está instalada a sede da tradicional colônia de pescadores. A enseada de Jurujuba é cenário da Festa de São Pedro de Jurujuba, realizada anualmente em 29 de Junho. Na orla, há vários restaurantes típicos de frutos do mar e bares. Seu aspecto é bastante rústico e seu nome significa “pescoço amarelo ou ruivo, barba ruiva ou loura”.

Informações Importantes: