O Instituto Trata Brasil divulgou nesta segunda-feira (20) um ranking que avalia os serviços de saneamento básico nas 100 maiores cidades brasileiras. Niterói ficou em primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro e saltou da posição 23 para o quarto lugar no país, entre os municípios que mais investem em saneamento. O levantamento leva em consideração indicadores de fornecimento e tratamento de água e esgoto, além de dados sobre perdas de água, investimentos, operadoras e tarifa média das cidades avaliadas.
A cidade conta com 100% de tratamento e abastecimento de água, cobertura de 95,55% no atendimento e 100% no tratamento de esgoto. Esse resultado é fruto de investimentos em ampliação de reservatórios de água na Região Oceânica e em Pendotiba, em novas adutoras e também em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) com a inauguração e modernização das redes no Sapê, Caramujo e Jurujuba.
A gestão municipal também investiu na universalização da coleta domiciliar do lixo e implantou o programa Enseada Limpa de recuperação das enseadas da Baía de Guanabara. A cidade evoluiu de 15% de semanas balneáveis em 2013 para 68% em 2020. A concessionária Águas de Niterói assumiu os serviços de saneamento básico no município em 1999 e, desde então, foram realizados investimentos na expansão da rede de abastecimento de água e implantação de novas unidades de bombeamento e Estações Elevatórias de Esgoto (EEE).
Fonte: Cidade de Niterói
0 comentários