Aumento expressivo de empregos formais em Niterói
Publicação: 01/08/2023
Categorias: Notícias
Autor: Quero Morar em Niterói

A economia de Niterói deu um salto positivo no mês de junho com o aumento expressivo do número de empregos formais na cidade. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o novo Caged, o saldo foi de 651 novos contratados, um contraste marcante em relação aos 174 registrados no mês anterior, maio.

Esse crescimento representa um aumento de 0,41% no total de trabalhadores formais em Niterói, totalizando agora 158.439 pessoas empregadas com carteira assinada. No Estado do Rio de Janeiro, também houve um incremento de 0,39% no número de novos postos de trabalho, alcançando um total de 3.464.919 trabalhadores formais.

Do total de admissões em Niterói, que chegou a 5.601 pessoas, 4.950 foram demitidas. Dentre as 651 novas vagas no mercado formal, 370 foram destinadas a homens na faixa etária entre 18 e 24 anos, perfil que se manteve consistente com o mês anterior.

O setor do Comércio manteve sua liderança em contratações, gerando 279 novos postos de trabalho em junho, seguido pelo setor de Serviços com 251 novas vagas. Por outro lado, a agropecuária de Niterói, que não registrou demissões em maio, foi responsável pelo maior decréscimo de vagas, com um total de 18 reduções.

Os números positivos de Niterói acompanham o cenário nacional, que também demonstrou crescimento no mercado formal. De acordo com o Ministério do Trabalho, em junho, o saldo foi de 157 mil postos formais em todo o país, com variação positiva em 24 dos 27 estados e em todas as cinco regiões.

O Brasil contabilizou 1,91 milhão de admissões e 1,75 milhão de demissões no período. Considerando os últimos 12 meses, o saldo positivo é de 1,6 milhão de vagas criadas, sendo que 62,5% dos empregos gerados nesse período foram registrados em 2023.

Além disso, o nível de incerteza da economia do país apresentou uma significativa redução, atingindo o menor índice desde novembro de 2017, conforme o Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br). Esse indicador é composto por duas partes: o IIE-Br Mídia, que analisa notícias sobre incerteza nos principais jornais, e o IIE-Br Expectativa, que se baseia nas previsões do mercado financeiro para câmbio, juros e inflação.

Em julho, o IIE-Br caiu 4,12 pontos, atingindo 103,5 pontos, com destaque para a redução do componente de Mídia, que chegou ao menor nível desde fevereiro de 2015, e do componente de Expectativas, que apresentou um recuo de 8,2 pontos.

Segundo pesquisadores, essa queda do IIE-Br nos últimos meses está relacionada com as melhorias das perspectivas para o cenário macroeconômico do país, incluindo a redução das incertezas fiscais e políticas.

Niterói celebra, assim, um cenário promissor de crescimento econômico e geração de empregos, reforçando a importância do trabalho formal para a cidade e sua contribuição para o desenvolvimento regional e nacional. Vamos juntos seguir impulsionando o crescimento sustentável de Niterói!

Fonte: A Seguir

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *