Na trajetória contínua para aprimorar a mobilidade urbana, Niterói celebra mais um marco significativo com a inauguração da primeira etapa da Rotatória de Camboinhas. Este empreendimento, integrado ao abrangente Plano de Mobilidade da cidade, visa não apenas melhorar o tráfego, mas também conectar comunidades na Região Oceânica.
Após a inauguração do Restaurante Popular na zona norte da cidade, as atenções se voltaram para a entrada de Camboinhas, onde foi revelada a primeira fase desta estrutura estratégica. Parte integrante do compromisso municipal com a mobilidade, a rotatória visa otimizar o fluxo de veículos e pedestres na Região Oceânica.
Investimento em mobilidade urbana
O investimento total na primeira etapa foi de R$ 15,8 milhões, com a execução do projeto pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa). A fase inicial abrange a conclusão da praça central, um espaçoso parcão, uma ciclovia que se conecta ao Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP) e uma ponte estratégica facilitando a saída de Camboinhas.
Destaca-se que a ponte de saída, conectando a Rua Professor Florestan Fernandes e a Avenida Almirante Tamandaré, não apenas aprimora o fluxo de quem sai de Camboinhas, mas também simplifica a rota para aqueles que se deslocam de Piratininga.
O segundo andar da rotatória é reservado para futuras melhorias, incluindo a conclusão da ponte de retorno e a criação de uma estação de ônibus no modelo da Transoceânica. A conclusão desta fase está prevista para dezembro, consolidando as inovações que beneficiarão a comunidade.
Ciclovias
Simultaneamente, foi inaugurado o lote 2 do sistema de ciclovias da Região Oceânica. Com 10 quilômetros e meio de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, destaca-se a requalificação de vias-chave e a implementação de novas rotas que agora conectam as quatro principais praias da região por meio de ciclovias.
O acesso ao bairro de Camboinhas passa por mudanças com a inauguração deste projeto. Uma nova via assume a entrada e saída, proporcionando uma alternativa viária estratégica. Durante o próximo mês, a rotatória existente permanecerá fechada, direcionando os motoristas para a nova via de acesso.
Fonte: A Seguir
0 comentários