Projeto do canal de Itaipu: praia artificial e área de lazer em Niterói
A Prefeitura de Niterói apresentou o ambicioso projeto de recuperação do Canal de Itaipu, localizado na Região Oceânica da cidade. Com um investimento de R$ 44 milhões, a obra visa transformar o trecho do canal e seu entorno em uma área navegável para embarcações de pequeno porte, além de proporcionar uma nova opção de lazer para a população.
A intervenção, conduzida pelo consórcio Lagoa de Itaipu, contempla a criação de uma praia artificial, canal navegável para barcos e uma ampla área de lazer. A previsão é de que a obra seja concluída em 15 meses, a partir do início dos trabalhos, ainda sem data definida.
Praia, navegação e lazer
A criação da praia artificial visa proteger a Duna Velha e será situada entre a duna e o restaurante Laguna’s Bar. Além disso, o projeto prevê a retirada de 72.600 m3 de areia do canal, parte dos quais será destinada à praia de Camboinhas. A expectativa é que essa intervenção permita a prática de esportes náuticos sem motor na Lagoa de Itaipu.
Para discutir os detalhes e aspectos ambientais da obra, uma audiência pública será realizada na Câmara Municipal de Niterói no dia 9 de abril, às 18h30. Representantes da prefeitura, empresas responsáveis pela obra, pescadores, moradores e órgãos ambientais estarão presentes para debater o projeto com a comunidade.
Fonte: A Seguir
0 comentários