Canal de São Lourenço: desassoreamento começa com duas dragas em Niterói
No último dia 9 de agosto, a draga Hopper Westford chegou a Niterói, marcando o início do desassoreamento do Canal de São Lourenço. Este importante projeto, iniciado pela draga Hopper Kenford em 16 de julho, visa ampliar a profundidade do canal de 7 metros para 11 metros, melhorando a operação dos estaleiros e o acesso ao Complexo Industrial e Portuário de Niterói.
Detalhes da operação
O desassoreamento está ocorrendo no trecho entre a Ilha da Conceição e a Ponte Rio-Niterói. As duas dragas em operação têm uma capacidade combinada de 8.500 m³ de cisterna, permitindo a remoção eficiente de sedimentos do fundo do canal. Após a sucção da mistura de água e sedimentos, o material é transportado para o bota-fora oceânico, localizado a cerca de 16 milhas náuticas do Porto de Niterói.
O volume total de material a ser dragado é de 1,6 milhão m³, composto por 1,3 milhão m³ de sedimentos não contaminados e 300 mil m³ de sedimentos contaminados, que serão tratados em terra.
Impactos e investimentos
O desassoreamento do Canal de São Lourenço é um passo crucial para a revitalização da Economia do Mar em Niterói. O projeto tem um custo total de R$ 157 milhões, com investimentos de R$ 137 milhões pela Prefeitura de Niterói e R$ 20 milhões pela Companhia Docas do Rio de Janeiro. O Consórcio Fluminense, liderado por uma empresa de São Paulo e composto também pela SK Infraestrutura, venceu a licitação para a realização da obra, com previsão de conclusão em 15 meses.
O avanço no desassoreamento do Canal de São Lourenço representa um marco significativo para Niterói, prometendo melhorar a infraestrutura aquaviária e impulsionar o setor portuário da cidade. A obra é um exemplo de como investimentos estratégicos em infraestrutura podem promover o desenvolvimento econômico e a modernização dos serviços urbanos.
Fonte: A Seguir
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