Ecoarte no Caminho Darwin: unindo arte, ecologia e sustentabilidade em Niterói
Publicação: 03/04/2023
Categorias: Agenda Cultural | Notícias
Autor: Quero Morar em Niterói

O Projeto Ecoarte no Caminho Darwin está em sua terceira edição e tem como objetivo principal promover a educação ambiental e a valorização da cultura local. O projeto é voltado para melhorias no centro de visitantes do Núcleo Darwin e para incentivar a visitação local. Em parceria com o projeto Geo Parque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro, o Ecoarte ampliou a Exposição de Animais Taxidermizados e criou o Espaço de Geodiversidade.

Tombado como patrimônio cultural imaterial da cidade de Niterói, o Caminho Darwin é uma trilha do Parque Estadual da Serra da Tiririca que recebeu esse nome em homenagem ao naturalista inglês Charles Darwin, que passou por lá em 1832.

A gestora cultural Bruna Galassi é a idealizadora do projeto e destaca a importância de alcançar um número maior de pessoas para estimular a participação social. Além disso, o Ecoarte incorporou novidades em 2023, visando ampliar o acesso das escolas públicas da região oceânica à cultura. Em parceria com a Fundação Municipal de Educação de Niterói, o projeto levará peças infantis e para adultos aos teatros da Escola Municipal Portugal Neves ao longo do ano.

Com a produção dos eventos se tornando uma ação comunitária, o Ecoarte oferece espaço e voz para artistas e produtores locais, tornando-se assim, uma iniciativa democrática e inclusiva. Venha conhecer as belezas naturais e culturais da região do Engenho do Mato e participe desse projeto que valoriza a educação ambiental e a cultura local.

AÇÕES:

As primeiras ações do projeto já começam na próxima semana. Confira o calendário abaixo:

  • 03 a 14 de Abril – Semana de Educação Ambiental Charles Darwin.
  • Consiste em visitas interpretativas guiadas à trilha do Caminho Darwin com escolas públicas da rede municipal, em parceria com o CESES.
  • 13 de maio – Trilha interpretativa acessível do Caminho Darwin
  • Evento aberto ao público, em parceria com o projeto Montanha em Movimento, que possibilita que cadeirantes façam a trilha.

 

Fonte: Cidade de Niterói

 

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *