No dia 20 de agosto, o pátio externo do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) será palco de um evento imperdível que une música, cultura e reflexões sobre sustentabilidade. O Festival de Arte e Sustentabilidade (FAS) tem como objetivo usar a música como um canal para aproximar a cidade do tema da sustentabilidade e promover discussões sobre o papel do indivíduo no desenvolvimento sustentável da comunidade.
Mais do que apenas um festival de música, o FAS busca estimular reflexões profundas sobre o papel de cada indivíduo na construção de um planeta melhor. O evento abordará a sustentabilidade em diversas dimensões, indo além do aspecto socioambiental. Além dos shows musicais, o festival também contará com painéis e oficinas que abordarão tópicos como agricultura urbana, justiça social, direito à cidade, causa indígena, reaproveitamento de materiais e muito mais.
A programação musical será rica e variada, com três shows de música brasileira e latina: Grupo Saoko, Nêgamanda, Silvan Galvão trazendo o ritmo do carimbó amazônico, e Júlia Vargas com o Forró de Pontuada. Além disso, grupos artísticos de Niterói, como a Roda de Côco do Ciência Mestra e o coletivo Baque Mulher com apresentação de maracatu, também farão parte do evento.
O FAS não se limita apenas a entretenimento e cultura. Ele também busca criar diálogos construtivos entre o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor, fortalecendo a posição de Niterói como uma referência pró-sustentabilidade. O evento contará com a participação de figuras importantes, como o Secretário Municipal do Clima e a Subsecretária de Cidadania e Economia Criativa, que mediarão os painéis do evento.
Além disso, o evento também é exemplo de responsabilidade ambiental. Parcerias com instituições como a CLIN – Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói e a Roda Verde Compostagem garantirão o tratamento adequado do lixo gerado durante o festival. Também conta com a colaboração da Seclima – Secretaria Municipal do Clima e de outras organizações comprometidas com a sustentabilidade.
O Festival de Arte e Sustentabilidade (FAS) é um projeto que nasceu da feira Vegannezando, conhecida por suas atividades culturais, educacionais e gastronômicas em prol da sustentabilidade. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Niterói, o evento promete inspirar, informar e engajar a comunidade em busca de um mundo mais sustentável e consciente.
Fonte: Cidade de Niterói
0 comentários