Fortes e fortaleza
Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem
A ilha da Boa Viagem, na ponta da praia do mesmo nome, abriga dois monumentos da época do Brasil Colônia. Em posição dominante, a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem e a meia encosta, pelo lado da baía, atualmente ocultas pela vegetação, as ruínas da antiga fortificação.
Informações Importantes:
- Local: Praia da Boa Viagem – Boa Viagem. Veja o mapa.
Forte do Imbuí e Barão do Rio Branco
Na atual Praia do Forte Rio Branco, um Observatório foi criado em 1555, sendo, posteriormente, armado e transformado em Bateria com a construção das primeiras bocas de fogo. Essa Bateria derrota a esquadra holandesa e, mais tarde, a expedição francesa de Duclerc.
Informações Importantes:
- Local: Av. Marechal Pessoa Leal, 265 – Jurujuba. Veja o mapa.
Fortaleza de Santa Cruz
Cruzando fogos com a Fortaleza de São João e com o Forte Tamandaré da Laje, constituiu a principal estrutura defensiva da barra da baía de Guanabara e da cidade e porto do Rio de Janeiro durante o período da Colônia e do Império.
Informações Importantes:
- Estrada Eurico Gaspar Dutra – Jurujuba.
Veja o mapa.
Forte do Pico ou de São Luiz
As construções do pico ainda preservam com imponência e grandiosidade guaritas e muros de pedra já cobertos de vegetação, dois imponentes portões de acesso, corredores, galerias e túneis carregados de mistério e largos pátios rochosos.
Informações Importantes:
- Acesso pelo Forte Barão do Rio Branco.
Veja o mapa.