Niterói é a quinta melhor cidade do Brasil para empreender, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023, pesquisa realizada anualmente pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) do governo federal. A cidade também se destaca como a melhor do estado do Rio de Janeiro. O ICE é a principal referência para o ambiente de negócios no país e avalia os 101 municípios mais populosos do Brasil desde 2014.
A pesquisa analisa sete indicadores: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso à capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. Niterói se destaca em “mercado”, sendo líder neste indicador, mas não apresenta bom desempenho em “inovação”, ficando em 42º lugar. Nos outros indicadores, o município fica nas seguintes colocações: 6º em ambiente regulatório, 16º em infraestrutura, 23º em acesso à capital, 8º em capital humano e 35º em cultura empreendedora.
O ICE 2023 colocou São Paulo (SP) na liderança do ranking, seguido por Florianópolis (SC) e Joinville (SC), em terceiro lugar. A cidade do Rio de Janeiro ficou em oitavo lugar.
Luiz Paulino Moreira Leite, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, destacou que a cidade tem trabalhado por muito tempo para ter destaque em um ranking como o ICE. Ele atribuiu o sucesso de Niterói a boas políticas públicas e a um investimento em qualidade de vida, que atrai novos empreendedores para a cidade. Moreira Leite também afirmou que a cidade acompanha as tendências do mercado e investe em qualificação, em segmentos como tecnologia, serviços e turismo. O objetivo agora é alcançar a liderança no ranking nacional.
Fonte: A Seguir
0 comentários