A Coordenadoria de Defesa Animal (CEDA) da Prefeitura de Niterói tem investido em inovação para melhorar a proteção dos animais de estimação e combater o abandono. Em 2022, a CEDA começou a usar microchips com informações sobre o animal e seu tutor. E em 2023, será lançado o aplicativo Niterói Animal, que oferecerá uma ferramenta de georreferenciamento para ajudar a encontrar animais perdidos ou abandonados na cidade.
Além disso, houve um aumento significativo no número de castrações gratuitas de animais domésticos. Em Niterói, foram realizadas 3.400 castrações no Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD) e no castramóvel. Desde agosto, 880 animais também receberam o implante do microchip na escápula durante cirurgias de castração.
A CEDA também tem trabalhado para incentivar a adoção de animais. Nas campanhas realizadas em 2022, mais de cem pets, entre cães e gatos, foram adotados. Em 2023, está sendo planejado o programa Adotar Niterói, com eventos de adoção e apoio a instituições e entidades da sociedade civil que organizam feiras de adoção. O aplicativo Niterói Animal também oferece a possibilidade de adotar animais através do Espaço Adoção, que será ampliado em 2023.
Fonte: Prefeitura de Niterói
0 comentários