Uma foto para reverenciar os escritores de Niterói. Uma celebração de quem ama e cultiva a arte da literatura. Um resgate que se materializa em registro que ajuda a traduzir a potência da escrita, uma das mais nobres expressões da arte. É pensando nisso que a Niterói Livros e a Biblioteca Parque de Niterói convocam todos os profissionais do livro da cidade e/ou que se relacionam com a cidade para uma foto coletiva que será feita no próximo sábado, 3 de dezembro, às 10h.
A ação é inspirada no movimento de escritoras brasileiras que organizou fotos coletivas em diversos pontos turísticos do país. Agora, a Niterói Livros expande esse movimento a todos (não só mulheres) que contribuem com a literatura local.
Sessão de autógrafos coletiva
Após a foto, às 11h, o evento segue com a Ocupação da Niterói Livros, que fará uma grande sessão de autógrafo com alguns autores locais, também na Biblioteca Parque de Niterói. O objetivo do evento é dar oportunidade aos autores que não tiveram a chance de lançarem suas obras, e proporcionar esse contato com o público. Ou, até mesmo para aqueles que já lançaram, a sessão de autógrafos pode ser uma forma de integrar outros públicos, dando mais visibilidade para as obras dos escritores locais, e também de troca de experiências e trajetórias entre os autores.
Segundo a diretora da Niterói Livros, Chris Fuscaldo, a ideia é que a foto faça parte de um projeto maior, numa tentativa de resgatar o espírito de foto de fim de ano de escola, que já virou algo simbólico no imaginário da população:
– Quando fazemos essa foto anualmente, conseguimos ver a evolução, o aumento ou a redução, o amadurecimento dessas pessoas que estão na foto, ou até mesmo o aparecimento de novas caras. Esse evento também marca, para a Niterói Livros, o começo de uma série de comemorações dos 30 anos do selo no ano que vem. Essa é uma experiência para que no futuro possamos, talvez, fazer em um espaço ainda maior, com ainda mais autores da cidade. Com essa foto, conseguimos mapear os autores da cidade e se relacionar mais de perto com eles, criar uma rede – antecipa a diretora do selo.
A diretora da Biblioteca Parque, Clara Leite, ressalta que o espaço tem uma história de quase 90 anos com a cidade e, por conta disso, tem também toda uma memória afetiva envolvida no imaginário das pessoas. Quanto à importância da foto coletiva, a diretora afirma que o evento pode ser útil na medida em que ele consegue registrar anualmente a produção literária da cidade – esta ampla e diversificada – além de construir um acervo histórico do setor.
– Niterói é um celeiro cultural, tem muita gente produzindo, por exemplo, de forma independente, como projetos específicos para redes sociais, e tantos outros profissionais, já publicados, ou ainda inéditos. E ainda grandes quadrinistas, ilustradores, editores, livreiros e todos os envolvidos na cadeia produtiva, no caminho da literatura até o público. Avaliamos que a Biblioteca Parque seria o local ideal para o início deste projeto, que vai além da foto, em busca de uma relação mais próxima com profissionais do livro, para que possamos trabalhar o incentivo à leitura e à produção literária no município. Queremos que a BPN seja a casa da literatura na cidade – acrescentou.
Fonte: A Seguir
0 comentários