Niterói tem 157.746 pessoas empregadas com carteira assinada, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Esse número representa uma taxa de emprego formal elevada na cidade, correspondendo a 37,74% da população. Em comparação com a média nacional, que ficou em 21,32%, Niterói mostra-se acima da média.
O setor de comércio e serviços desponta como os maiores empregadores em Niterói. No entanto, no mês de maio, o mercado de trabalho na cidade apresentou um cenário morno, com poucas variações no número de pessoas com carteira assinada. O saldo de novas contratações ficou praticamente estagnado, com um aumento de apenas 174 pessoas, representando um aumento de 0,11% no total de trabalhadores formais.
Os setores que mais contrataram e demitiram em Niterói foram os serviços e a construção, respectivamente. Apesar disso, o comércio ainda se mantém em primeiro lugar no ranking dos setores com mais pessoas empregadas com carteira assinada, embora tenha registrado uma leve queda de 0,12% em suas vagas formais no mês de maio.
No setor de serviços, houve a contratação de 3.215 pessoas, porém, o número de demissões alcançou 3.355, resultando em uma redução de 0,14% nas vagas formais. Já o setor da construção apresentou um aumento de 2,63% no número de empregos formais.
É importante ressaltar que a agropecuária em Niterói tem uma representatividade pequena na economia fluminense, com 31 novos empregos criados e nenhuma demissão registrada.
Fonte: A Seguir
0 comentários