Niterói terá reservatório subterrâneo para drenar água no entorno do Caio Martins
A Prefeitura de Niterói anunciou a construção de um reservatório subterrâneo no terreno onde atualmente está localizado o campo de futebol do Estádio Caio Martins, em Icaraí. A estrutura, que terá capacidade para armazenar 80 milhões de litros de água, será fundamental para a drenagem da região, ajudando a reduzir alagamentos históricos no entorno do estádio.
Como será o reservatório subterrâneo?
O projeto prevê que o “piscinão” ocupe uma área de 130 m x 120 m, abrangendo aproximadamente dois terços do campo e parte das arquibancadas voltadas para a Rua Presidente Backer, que serão demolidas.
A água da chuva será captada por três bombas de sucção, que a transferirão para o reservatório. De forma controlada, o fluxo será direcionado para o Rio Icaraí, evitando enchentes e minimizando transtornos para moradores e comerciantes locais.
Impacto para outros bairros
Além de beneficiar diretamente o entorno do Caio Martins, o reservatório ajudará na drenagem de áreas adjacentes, como Viçoso Jardim, Cubango, Santa Rosa e Pé Pequeno, que também sofrem com alagamentos frequentes.
O projeto faz parte de um conjunto de obras de infraestrutura, incluindo:
✅ Macrodrenagem nas ruas Lopes Trovão e Presidente Backer
✅ Microdrenagens em um quadrilátero delimitado pelas ruas Paulo César, Santa Rosa, Mariz e Barros e a Avenida Roberto Silveira
✅ Construção de 6 km de novas redes de drenagem
Novo parque público no local
Após a conclusão das obras, o espaço será transformado em um parque público, com:
⚽ Quadras de futebol, vôlei, basquete e tênis
🏋 Academias de ginástica ao ar livre
🌳 Áreas de lazer para a comunidade
A ideia é garantir que a área continue sendo um espaço esportivo e de convivência para os moradores de Niterói.
Processo licitatório e próximos passos
O projeto básico da drenagem foi desenvolvido ao longo de seis meses, levando em consideração a preservação das estruturas dos imóveis vizinhos, que não serão afetadas pelas intervenções.
A licitação para a contratação da empresa responsável pelos estudos hidrológicos e pelo projeto básico foi vencida pela Serpen Serviços e Projetos de Engenharia LTDA, do Rio de Janeiro. O contrato foi homologado em agosto de 2024, com um valor final de R$ 1.439.002,44, uma redução de 21% em relação à estimativa inicial.
Agora, o próximo passo será a licitação do projeto executivo, que definirá os detalhes para a realização da obra. Essa fase está prevista para ser lançada ainda no primeiro semestre de 2025.
Compromisso com a infraestrutura da cidade
O prefeito Rodrigo Neves destacou que o projeto faz parte de um esforço contínuo para melhorar a infraestrutura de drenagem em toda a cidade:
“Nos últimos anos, implantamos redes de drenagem, macrodrenagem e infraestrutura onde não existiam, em mais de 750 ruas. Agora, vamos avançar para resolver os problemas históricos de alagamentos no entorno do Caio Martins, na Avenida Roberto Silveira e no Largo do Marrão, tornando Niterói uma cidade mais resiliente e preparada para o futuro.”
Com esse investimento, a cidade se aproxima do objetivo de reduzir enchentes e melhorar a qualidade de vida dos moradores, garantindo um planejamento urbano sustentável e eficiente.
Fonte: A Seguir
0 comentários