Foi sancionada uma lei que institui o serviço público de bicicletas compartilhadas em Niterói. A iniciativa tem como objetivo atender à grande demanda da população por um sistema de compartilhamento de bicicletas, e define parâmetros e diretrizes para a operação do serviço.
O projeto deve ser acessível, de baixo custo e voltado para a mobilidade urbana. Além disso, a implementação do serviço será realizada em parceria com o Município e integrado com a moeda social.
O serviço terá parâmetros de confiabilidade, disponibilidade, eficiência e conforto, entre outros. Serão implantadas 50 estações financiadas pelo Município, e a previsão é que o sistema de bicicletas compartilhadas comece a operar até o final de 2023.
O coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, comemorou a sanção da lei e destacou que a Prefeitura tem um plano ambicioso para permitir que todas as pessoas que queiram pedalar na cidade possam fazê-lo com segurança e conforto.
Com a sanção da lei, Niterói será o primeiro município do Brasil a estruturar uma concessão para operar o serviço de bicicletas compartilhadas, permitindo a sustentabilidade do serviço no longo prazo. A medida representa uma grande conquista para a cidade que já possui hoje uma das ciclovias mais movimentadas do país.
Fonte: Cidade de Niterói
0 comentários