Nos dias 22 a 24 de maio, Niterói recebe a edição 2023 do Pint of Science Brasil, um festival que leva discussões científicas para os bares da cidade. Com o tema “Um Brinde à Ciência”, o evento contará com a participação de pesquisadores e especialistas em diversos campos do conhecimento.
Debates em Bares
O Pint of Science acontece em 123 cidades do Brasil, trazendo à tona temas relevantes para a sociedade. Em Niterói, o festival será realizado em quatro bares: Tio Cotó, Vila Cervejeira, Bar da Máfia e Masterpiece. As discussões terão início às 19h30.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Neste ano, a cidade de Niterói escolheu como tema os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Universidade Federal Fluminense (UFF), através da Cátedra Unesco/UFF sobre Desigualdades Globais, busca compreender e superar as desigualdades globais, fundamentais para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030, de acordo com os 17 objetivos estabelecidos pela ONU.
Programação
Tio Cotó: Rua Alexandre Moura, 3, São Domingos
22 de maio
(IN)SEGURANÇA COMO PROJETO DE PODER – A mesa vai debater as políticas de produção de (in)segurança. Os discursos midiáticos e seus efeitos da ‘fake guerra’ contra o crime ganharam uma dimensão de elevada visibilidade em função dos principais meios de comunicação que manipulam o medo por meio da desinformação. Esse ‘marketing do terror’ é constitutivo de um projeto de poder excludente, que nega o reconhecimento de direitos.
Coordenação: Jacqueline Muniz ( DSP/UFF). Com Fátima Cecchetto (FIOCRUZ) e Sandro Cozza Sayão (coordenador do Programa Virtus/UFPE).
23 de maio
“PONHA-SE NO SEU LUGAR”: lutas e enfrentamento das discriminações de gênero e raça. A proposta é articular experiências de militância e de pesquisa numa roda de conversa que trate das dificuldades, conquistas e transformações que as mulheres têm enfrentado na luta por seus direitos.
Coordenação: Ana Paula Miranda (GAP/UFF; Ginga/UFF). Com Lana Lage (Ineac /UFF), Lucia Xavier (Criola), Leticia Oliveira (LABNEC-UFF) e Taliria Petrone (Deputada Federal)
24 de maio
Os paradoxos da previsibilidade: a universidade reflete sobre o crescimento das tecnologias e o dilema da segurança. Com Lenin Pires (InEAC/UFF) , Carlos Alberto Malcher , Juliana Vinuto e Laura Graziela
Vila Cervejeira: Rua Prof. Heitor Carrilho, 250 – Centro
Cervejaria Dead Dog e Bar Les Fauves
23 de maio
Tudo em todo lugar ao mesmo tempo? O mundo quântico e o Nobel de Física de 2022 – Thiago R de Oliveira (UFF)
O Fim do mundo! – Alexandre Cherman
Fusão nuclear; fontes renováveis; meio ambiente – Roberto Linares (UFF)
Eficiência Energética e Alternativas Sustentáveis – Leandro Sphaier (UFF)
24 de maio
Uma questão de saúde pública: o antigo cemitério de Jurujuba – Victor Melo
Física e Matemática do dia a dia – Marco Moriconi
Sistema Óptico para Comunicação e Sensoriamento no Âmbito de Carros Autônomos – Vinícius Nunes Henrique Silva
Masterpiece Icaraí: Rua Gavião Peixoto, 381. Icaraí
23 de maio
Inovação no Brasil, desafios e oportunidades – Ricardo Henriques Leal
Desenvolvimento de novas ferramentas para a identificação e rastreamento de origem das madeiras Brasileiras: uma esperança para o controle do comércio ilegal – Maíra Fasciotti Pinto Lima (INMETRO)
Inteligência Artificial: o que é e o que isso tem a ver com sustentabilidade? Mariza Ferro (UFF/Computação)
24 de maio
Dados abertos e participação cidadã – Flávia Bernardini (UFF/Computação)
Metaversos, jogos e o futuro do entretenimento digital – Esteban Walter Gonzalez Clua (UFF/Computação)
Afinal, buracos negros existem? – Raissa F. P. Mendes (UFF)
Cervejaria Mafia: Estr. Francisco da Cruz Nunes, 9777 – Itaipu
24 de maio
Cafeína, canabinoides e seus alvos no cérebro modulam a comportamento impulsivo – Pablo Pandolfo
Além da bola rolando: estádio como lugares de memória – Lívia Gonçalves Magalhães
Quem culpou Barbosa? Memória, trauma e esquecimento na trajetória esportiva do goleiro Moacir Barbosa – Renato Soares Coutinho
Fonte: A Seguir
0 comentários