A partir do próximo ano letivo, o Programa Aprendiz Musical, da Prefeitura de Niterói, passará a oferecer 7,5 mil vagas para crianças e adolescentes. Atualmente, 2,1 mil crianças, moradoras da cidade, têm aulas gratuitas de iniciação musical, prática de instrumentos de cordas, sopros e percussão e canto e coral.
Dos 2,1 mil alunos atualmente inscritos, 1,9 mil estão na iniciação musical e 200 nos módulos avançados do programa. A expectativa é chegar a 600 estudantes nos módulos avançados, que acontecem fora da grade curricular regular.
O imóvel onde funcionava a ONG More Project, no Bairro Chic (Fonseca), será utilizado provisoriamente como sede do Aprendiz até a conclusão das obras do histórico casarão Norival de Freitas, no Centro.
O programa é desenvolvido em três estágios principais. O primeiro é a iniciação musical, voltada para turmas do 3º e 4º anos escolares com aulas que acontecem durante o horário escolar. As turmas têm aula de música uma vez por semana durante 50 minutos.
O segundo estágio é o de prática de instrumentos e canto-coral, opcional para crianças e adolescentes, em horário complementar às aulas. Neste estágio, os alunos podem optar pela prática de instrumentos ou pelo canto coral. As turmas têm aula de música uma vez por semana durante 2 horas.
Já o terceiro estágio é de formação continuada. Nesta etapa, os jovens que apresentam habilidades técnicas mais desenvolvidas são encaminhados para a Casa Aprendiz, que fica em frente ao Conservatório de Niterói, onde podem participar das formações orquestrais. As atividades são diárias e há um calendário de apresentações e concertos didáticos.
Coordenadora do programa, a secretária de Ações Estratégicas e Economia Criativa, Mariana Zorzanelli, informa que, atualmente, são oferecidas aulas de violino, viola, violoncelo, flauta transversa, cavaquinho, violão e percussão, além do canto e coral.
As aulas acontecem com apoio do Conservatório de Música de Niterói, no centro da cidade, e nas escolas municipais que participam do programa. Os alunos interessados em participar podem procurar os professores do Aprendiz nas escolas municipais ou através do site www.aprendizmusica.com.br.
Em todo o Brasil, o Aprendiz é um dos maiores programas de desenvolvimento social através da arte.
– A reformulação do programa era uma demanda de muitos dos anos e estamos felizes de podermos atender nossos professores. A Cultura e a inclusão social sempre foram prioridades na nossa gestão e o Aprendiz Musical vem ao encontro com esses temas – comenta o prefeito de Niterói, Axel Grael.
0 comentários