Rolé das Artes leva Hip hop e Samba para a Engenhoca
Publicação: 15/09/2022
Categorias: Agenda Cultural
Autor: Quero Morar em Niterói

Projeto da Fundação de Arte de Niterói, o Rolé das Artes leva expressões artísticas variadas para diversos locais da cidade.

Nesta sexta-feira, 16 de setembro, a partir das 19h30, o projeto desembarca no Largo da Engenhoca, com o espetáculo ‘Frio’ da Paradoxo Cia de Dança e o sambista Jair Silva.

Às 19h30, Luã Lima sobe ao palco com sua Companhia trazendo ‘Frio’, um espetáculo cujo contexto é composto por um imenso repertório de técnicas características de suas modalidades, todas empregadas na essência que o diretor busca transmitir através da Paradoxo Cia de Dança. O frio por sua vez é um evento natural orgânico de nosso sistema térmico global e pode ser visto e interpretado de diversas maneiras. Podemos ver o frio sendo representado em forma urbana/animal, no ato real e de existência verdadeira ao observarmos pessoas e bichos sentindo frio. Podemos transmitir/encenar por meio da atuação corporal e interpretação cênica do personagem esse processo, e por mais, buscar entender como nosso corpo é e reage ao frio, juntamente com a ilustração de personagens que alimentam essa fantasia e tendo a dança como a principal condutora visual da história.

Luã Lima é dançarino e professor de danças urbanas, além de ter fundado e dirigido a Paradoxo Cia de Dança. Já realizou mais de 100 participações coreográficas, e conta com milhares de horas de estudo em classe distribuídas por jazz, danças urbanas e dança contemporânea. Teve contato com diversos profissionais qualificados de dança nacional e internacional.

A programação do Rolé das Artes na Engenhoca segue com sambista Jair Silva. Nascido e criado no bairro do Fonseca, em Niterói, Jair Silva teve como seu primeiro incentivador musical seu tio avô, Osvaldo Oliveira – “Seu Tita”, violonista e seresteiro de mão cheia, que lhe ensinou os primeiros acordes de violão. Aos 12 anos de idade teve contato com as rodas de samba promovidas em Niterói e no mesmo momento foi presenteado pelos pais com um instrumento logo se tornou inseparável, que foi o cavaquinho. Desde então se tornou figura conhecida nas rodas de samba de Niterói e São Gonçalo. Integrante de grupos como ‘Nossa Arte’, ‘Tarja Branca’, ‘Partido Carioca’, ‘Terreiro da Vovó’, entre outros, atuou no projeto “Samba no Morro”, tendo o privilégio de acompanhar Dona Ivone Lara, Dudu Nobre, Marquinhos Diniz, etc. Seu talento pode ser acompanhado em várias rodas de samba da cidade.

Sobre o “Rolé das Artes”

Após uma análise precisa do mapeamento urbano da cidade, o Departamento de Projetos Culturais da FAN detectou as localidades com potencial e forte demanda para receber as edições do ‘Rolé das Artes’.

“Por meio desse estudo foi possível identificar que os eventos eram, até então, mais concentrados na Zona Sul da cidade, estendendo-se ao Fonseca, à Santa Rosa e alguns pontos de Itacoatiara e Piratininga. Além de distribuir melhor as atividades culturais, foram avaliadas as necessidades de cada região para integrá-las como pontos de realização do projeto, como é o caso do Parque Esportivo Caramujo e da Associação de Maricultores, em Itaipu”, explica João Marcos Aragão, diretor de projetos culturais da FAN.

Locais que já costumam receber eventos culturais, como o Campo de São Bento, o Horto do Barreto, a Cantareira e a Praça de Itaipu também receberão o projeto.

Outra peculiaridade do ‘Rolé das Artes’ é explorar as expressões artísticas de cada localidade que receberá o projeto, e não somente convidar artistas para se apresentarem em cada edição. Dessa forma será possível fortalecer os artistas locais e possibilitar que esses artistas tenham acesso aos recursos da Cultura, gerando oportunidades e renda — uma prioridade da FAN, que fomenta e dá visibilidade à cultura em todas as suas formas de expressão, e entende a necessidade de um olhar mais atento às manifestações culturais das áreas periféricas da cidade.

Serviço

Rolé das Artes com Paradoxo Cia de Dança e Jair Silva

Data: Sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Horário: A partir das 19h30

Entrada Gratuita

Local: Largo da Engenhoca

 

Fonte: Cultura Niterói

 

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *