Três alunos do nono ano da Rede Municipal de Educação de Niterói tiveram destaque na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) de 2021. A Secretaria e a Fundação Municipal de Educação promovem o programa Talentos Olímpicos que visa contribuir para a melhoria do ensino de matemática e oferecer condições para que os alunos participem de competições olímpicas. Estudantes da rede também participaram da Mostra Nacional de Robótica (MRN) e a E. M. João Brazil foi a única escola do estado a ser selecionada para receber bolsas de iniciação científica

Daniel Gomes Macedo, da E. M. Maestro Heitor Villa Lobos, ganhou medalha de bronze. No ano passado, ele já havia recebido a mesma medalha no Concurso Canguru de Matemática e em 2019 havia sido medalhista de Prata na OBMEP. Ele faz parte do Programa Talentos Olímpicos e é aluno do professor Francisco Albuquerque, o Chiquinho. Jorge Miguel Farage Neto e Lucas Braga Ramos, alunos da professora Maria de Fátima Borges na E. M. Paulo Freire, ganharam Menções Honrosas. Além dos alunos, a Heitor Villa Lobos foi uma das escolas premiadas ganhando um kit de material didático.

“A Rede Municipal busca oferecer um ensino de qualidade, com professores preparados e alunos motivados a participarem do desenvolvimento educacional da cidade. Com base no trabalho de nossos servidores e nos projetos que são promovidos pela SME e escolas, lutamos para enfrentar as dificuldades impostas pela pandemia. Este reconhecimento externo do trabalho desenvolvido em nossas unidades nos inspira e nos anima a seguir em frente” afirmou o secretário municipal de Educação, Vinicius Wu.

A OBMEP, direcionada às escolas públicas e privadas brasileiras, é realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A competição foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

Programa Talentos Olímpicos

O projeto, criado através da Coordenação de Matemática e Coordenação de 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino de Matemática, estimular o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos, identificar talentos e oferecer condições para que os alunos possam participar de competições olímpicas. Devido à pandemia, as aulas aconteceram remotamente, porém, neste ano, o projeto será expandido e oferecido em formato presencial no contraturno escolar. O programa é direcionado aos alunos do 6º ao 9º anos.

Os alunos da rede também são destaque na robótica. Estudantes do 5° ano da E.M João Brazil participaram, no ano passado, da Mostra Nacional de Robótica (MRN) e três deles foram selecionados para receberem bolsas CNPq de iniciação científica júnior. Sob a orientação da professora Evelyn Crespo, eles produziram o Robô “Xô Covid” que, através da programação e prototipação, conscientiza as crianças sobre os cuidados necessários com o Covid-19 no ambiente escolar, lançando álcool em gel, frases simpáticas e muito mais. Os alunos serão os únicos representantes do Rio de Janeiro, já que a unidade foi a única selecionada no estado.

Clique aqui para imprimir