Mutirão pela prevenção ao câncer de pele em dezembro laranja
Publicação: 01/12/2023
Categorias: Notícias
Autor: Quero Morar em Niterói

Com o início de dezembro, Niterói se une à campanha nacional do Dezembro Laranja, focada na prevenção e detecção precoce do câncer de pele. Após os meses de conscientização do Outubro Rosa e Novembro Azul, a cidade realiza um mutirão para trazer luz a essa importante causa.

No próximo sábado, dia 2 de dezembro, das 9h às 15h, o Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (HUAP/UFF) estará realizando cirurgias em pacientes que aguardam na fila da regulação, além de oferecer atendimentos rápidos à população. Simultaneamente, no módulo do Médico de Família da Colônia de Itaipu, serão proporcionados exames gratuitos. Essa iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil, correspondendo a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Com incidência estimada em 176.930 casos em 2020, a prevenção e a detecção precoce desempenham papéis fundamentais para o tratamento eficaz.

A coordenadora da campanha Dezembro Laranja no Hospital Universitário Antônio Pedro, a dermatologista Paula Dadalti Granja, destaca a importância da prevenção e compartilha algumas dicas:

Quando devo me preocupar?

Feridas que não cicatrizam, lesões que sangram mesmo sem trauma importante e pintas escuras de acordo com o ABCDE do melanoma. Ou seja, pintas Assimétricas, com Bordas irregulares, vários tons de Cor, Diâmetro acima de 0,5cm e Evolução (modificação ou crescimento).

Quais os fatores de risco?

Existem alguns fatores de risco, como histórico familiar, características físicas como cabelos ou olhos claros, pele clara que não bronzeia, presença de muitas pintas ou sardas, além de episódios de queimadura solar ou exposição excessiva ao sol sem proteção.

Uso de filtro solar faz diferença?

O uso constante do filtro solar é crucial. Mesmo em dias nublados, até 80% da radiação ultravioleta pode ultrapassar as nuvens. Ficar à sombra é igualmente importante, pois o filtro solar atenua, mas não elimina completamente a radiação solar. Além do filtro solar, recomenda-se o uso de proteções físicas como roupas, chapéus e bonés.

Seja parte desse movimento pela prevenção! No sábado, dirija-se ao Hospital Universitário Antônio Pedro, localizado na Rua Marquês de Paraná, 303, no Centro, ou ao Médico de Família da Colônia de Itaipu, na Vila dos Pescadores, no acesso à praia de Itaipu, e participe desse esforço conjunto contra o câncer de pele.

Fonte: A Seguir

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *