Itacoatiara

 

Cercado pelo parque estadual da Serra da Tiririca, Itacoatiara é um pequeno bairro eminentemente residencial com casas em sua maioria de classes média e alta.

De acordo com o censo de 2000, os domicílios ocupados em Itacoatiara representavam somente 62,65% dos existentes, taxa bastante inferior da média do município de Niterói. Essa diferença pode ser explicada pela existência no bairro de casas de veraneio, ocupadas apenas eventualmente. A lei orgânica do município de Niterói impõe regras rígidas para construção no bairro, não podendo os prédios possuírem mais de dois andares. O número de estabelecimentos comerciais também é bastante limitado. Em volta da praia, há uma vegetação de restinga, cortada apenas por alguns caminhos feitos para que os banhistas possam se dirigir ao mar.

A arquitetura das casas em Itacoatiara sofre muita influência do estilo de construção suburbano estadunidense, com casas centralizadas e grama no quintal, além do telhado em estilo tradicional e muitos acessórios de madeira [carece de fontes].

A primeira menção ao nome Itacoatiara é encontrada no Arquivo da Câmara Municipal de Niterói,datada de 26 de janeiro de 1831.

Trilha do Costão de Itacoatiara

A trilha do Morro do Costão de Itacoatiara, é considerada de dificuldade média, pois apesar de ter apenas 2 km de comprimento (ida e volta) e 217 metros de altitude, possui trechos íngremes e exige condicionamento físico principalmente das pernas.

O início da trilha fica no final da Rua das Papoulas, 222, Niterói – RJ, onde há uma entrada para o Parque Estadual da Serra da Tiririca, que permite o acesso das 8 às 17 horas.

Com pouco tempo de caminhada, você chegará em um ponto de parada com banco para descanso e uma trifurcação com placa. O caminho para o Costão é o da direita, os outros levam para a Enseada do Bananal e o Morro do Elefante.

A subida tem alguns trechos expostos e muita gente acaba ficando com medo, mas em 25 minutos você consegue chegar ao topo.

Do cume você consegue ver a praia de Itacoatiara, um pedaço da enseada do Bananal, a Pedra do Elefante, as praias de Camboinhas, Itaipu e Piratininga e, no fundo, o Rio de Janeiro principalmente identificado pelo Pão de Açúcar e pela Pedra da Gávea.

Conheça mais bairros

Piratininga

A localização espacial de Piratininga (“porta de entrada” da Região Oceânica) é um elemento estratégico para o desenvolvimento do local onde se encontram escolas, shoppings, bares, principais bancos, lotéricas, supermercados, restaurantes…

Icaraí

Situado na zona sul e próximo ao centro da cidade, o bairro conta com excelente infraestrutura imobiliária, serviços como consultórios médico, escolas, creches, mercados, restaurantes e muitas opções lazer…

Santa Rosa

Um dos bairros também mais próximos do centro da cidade e principalmente do bairro de Icaraí, por esse motivo, confunde-se muito os limites entre os dois bairros…

Vital Brazil

  Vital Brazil é um bairro da Zona Sul de Niterói, um dos menores da cidade. Limita-se com São Francisco, Icaraí e Santa Rosa. O bairro Vital Brazil surgiu em função do Instituto Vital Brazil (onde são produzidos medicamentos, soros e vacinas para picadas de...

Gragoatá

Gragoatá é um bairro nobre da Zona Sul da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se próximo ao Centro da cidade, entre São Domingos e a Boa Viagem, e é um bairro predominantemente residencial. Seu nome vem de uma planta homônima, que já...

Barreto

O Barreto é um bairro residencial, possuindo desde pequenos barracões de classe média baixa até grandes apartamentos em condomínios de classe média alta. Tem a quadra da escola de samba Viradouro. Também dá nome a uma das regiões administrativas da cidade, que...

São Francisco

Conhecido por sua extensa orla e a variedade de bares e restaurantes de frente para a praia na avenida principal. Um dos bairros mais próximos do centro que ainda tem, em sua maioria, casas das mais simples até as mais luxuosas além de condomínios de apartamentos…

Centro

O bairro mais antigo da cidade onde o clássico e o moderno se encontram. Possui grande variedade de comércio e serviços para todas as classes. O bairro se destaca pela grande variedade…

Jurujuba

  É um bairro predominantemente ocupado por antigos moradores e uma vila de pescadores - uma das mais tradicionais do estado, que organiza anualmente uma procissão marítima em louvor de seu padroeiro, São Pedro, no dia 29 de junho. A festa faz parte do calendário...

Itaipu

Itaipu é majoritariamente residencial possuindo, no entanto um comércio expressivo, principalmente ao longo da Estrada Francisco da Cruz Nunes, contando com prédios residenciais modernos e principalmente muitas casas…

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.