São Domingos

São Domingos é um bairro histórico e turístico localizado na Zona Sul do município de Niterói, capital do antigo Estado do Rio de Janeiro (antes da fusão com Estado da Guanabara). É banhado pelas águas da Baía de Guanabara, e tem grande importância histórica.

O bairro de São Domingos abriga a Cantareira, como popular e festivamente é chamada a Praça Leoni Ramos e seus arredores. A Cantareira é também chamada de “Lapa de Niterói”, em comparação ao bairro da Lapa na cidade do Rio de Janeiro, reduto da boêmia carioca, à medida que em volta da praça há vários bares, pubs e restaurantes em seus casarões históricos, que reúnem jovens e estudantes, principalmente das faculdades da Universidade Federal Fluminense. Nas vizinhanças, nas casas do bairro de São Domingos, atualmente funcionam dezenas de atelieres de artes plásticas, formando um corredor cultural e artístico, que ao seu modo, e de maneira espontânea, lembra o bairro carioca de Santa Teresa, reforçando o perfil cultural e artístico do bairro.

Localização

O bairro está ligado ao Centro da cidade pela rua Andrade Neves e pela Avenida Visconde de Rio Branco. Por serem pequenos e muito próximos, São Domingos e os vizinhos Ingá, Gragoatá e Boa Viagem se confundem em sua geografia e história.

São Domingos é um dos bairros mais antigos da cidade. Suas ruas ainda preservam um pouco da arquitetura do fim do século XIX e o ar de cidade do interior. Sua localização, perto da cidade do Rio de Janeiro e do Centro favoreceram a ocupação e urbanização ainda no período colonial. O bairro também sediava um porto de atracação e e o aparecimento de um povoado em torno do largo de São Domingos, ainda no período colonial.

No ano de 1816, São Domingos recebeu a visita do rei D. João VI que passou uma temporada na região. Para melhor abrigá-lo, um rico comerciante de escravos, proprietário de vários imóveis, presenteou o monarca com um casarão de três andares. Esse prédio foi a primeira Casa da Câmara até a transferência da sede da Vila de São Domingos para o atual Centro. A visita do monarca foi fundamental para o desenvolvimento de Niterói, elevando-a futuramente à condição de Vila Real. Foi também em São Domingos que morou José Bonifácio, amigo do imperador, na rua que hoje leva seu nome.

Em torno da atual Praça Leoni Ramos, foram erguidos prédios residenciais que abrigaram diversos nomes ilustres, armazéns, farmácias, colégios, gráficas e pensões. No mesmo período, o atracadouro passou a ter bastante movimento com o serviço de transporte marítimo e com a construção da Companhia Cantareira, um estaleiro para reparos e hoje um dos símbolos do bairro.

 

 

Conheça mais bairros

Itacoatiara

  Cercado pelo parque estadual da Serra da Tiririca, Itacoatiara é um pequeno bairro eminentemente residencial com casas em sua maioria de classes média e alta. De acordo com o censo de 2000, os domicílios ocupados em Itacoatiara representavam somente 62,65% dos...

Charitas

O bairro de Charitas está localizado muito próximo ao de São Francisco, desta forma, eles compartilham a mesma orla e a praia. Na altura de Charitas já encontramos na orla uma variedade de quiosques e atrações para crianças como parquinhos etc…

Boa viagem

Boa Viagem é um bairro nobre de classe média alta localizado na Zona Sul do município de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. O bairro caracteriza-se pela vida pacata que ainda se desfruta naquele logradouro. Predominantemente residencial, possuiu inúmeras...

Ingá

Ingá é um bairro residencial da Zona Sul do município de Niterói, no Grande Rio. Tem como bairros limítrofes o Centro, São Domingos, Icaraí, Morro do Estado e Boa Viagem, e é banhado pela Baía de Guanabara.No passado, antes da fusão entre os estados do Rio de Janeiro...

Barreto

O Barreto é um bairro residencial, possuindo desde pequenos barracões de classe média baixa até grandes apartamentos em condomínios de classe média alta. Tem a quadra da escola de samba Viradouro. Também dá nome a uma das regiões administrativas da cidade, que...

Pendotiba

Muito conhecido por seus extensos condomínios de casas e recentemente existem muitas construções de prédios. O bairro é considerado o primeiro da Região Oceânica da cidade. Por ser mais afastado do centro, pode ser observada uma grande área de preservação ambiental…

São Francisco

Conhecido por sua extensa orla e a variedade de bares e restaurantes de frente para a praia na avenida principal. Um dos bairros mais próximos do centro que ainda tem, em sua maioria, casas das mais simples até as mais luxuosas além de condomínios de apartamentos…

Icaraí

Situado na zona sul e próximo ao centro da cidade, o bairro conta com excelente infraestrutura imobiliária, serviços como consultórios médico, escolas, creches, mercados, restaurantes e muitas opções lazer…

Gragoatá

Gragoatá é um bairro nobre da Zona Sul da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se próximo ao Centro da cidade, entre São Domingos e a Boa Viagem, e é um bairro predominantemente residencial. Seu nome vem de uma planta homônima, que já...

Piratininga

A localização espacial de Piratininga (“porta de entrada” da Região Oceânica) é um elemento estratégico para o desenvolvimento do local onde se encontram escolas, shoppings, bares, principais bancos, lotéricas, supermercados, restaurantes…

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.