Barreto

O Barreto é um bairro residencial, possuindo desde pequenos barracões de classe média baixa até grandes apartamentos em condomínios de classe média alta.

Tem a quadra da escola de samba Viradouro. Também dá nome a uma das regiões administrativas da cidade, que congrega, além de si mesmo, os bairros de Ilha da Conceição e Santana.

No Barreto fica localizada uma das unidades do Colégio Pedro II e a Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL).

Um dos pontos de lazer do bairro é o Parque Municipal Palmir Silva, também conhecido como Horto do Barreto.

O bairro tem sido muito movimentado os últimos anos com a explosão demográfica e especulação imobiliária. Sua população cresceu muito com a chegada de novos condomínios habitacionais.

Há uma profunda organização dos moradores que embora não tenham uma Associação de Moradores ainda estruturada, desenvolvem vários projetos sociais ligados a autogestão, ação direta e horizontalidade. Frequentemente se vê mutirões, feiras, saraus, atividades de reflorestamento, apresentações de ukulele, muralismo, etc.

 

Conheça mais bairros

Piratininga

A localização espacial de Piratininga (“porta de entrada” da Região Oceânica) é um elemento estratégico para o desenvolvimento do local onde se encontram escolas, shoppings, bares, principais bancos, lotéricas, supermercados, restaurantes…

Santa Rosa

Um dos bairros também mais próximos do centro da cidade e principalmente do bairro de Icaraí, por esse motivo, confunde-se muito os limites entre os dois bairros…

Ingá

Ingá é um bairro residencial da Zona Sul do município de Niterói, no Grande Rio. Tem como bairros limítrofes o Centro, São Domingos, Icaraí, Morro do Estado e Boa Viagem, e é banhado pela Baía de Guanabara.No passado, antes da fusão entre os estados do Rio de Janeiro...

São Francisco

Conhecido por sua extensa orla e a variedade de bares e restaurantes de frente para a praia na avenida principal. Um dos bairros mais próximos do centro que ainda tem, em sua maioria, casas das mais simples até as mais luxuosas além de condomínios de apartamentos…

Fonseca

A história do município tem passagem marcante por este bairro, que é sem dúvida o mais tradicional da cidade. O bairro preserva ainda belíssimos patrimônios do século XVIII, XIX e início do século XX…

Camboinhas

Considerado um dos principais bairros nobres de Niterói. Camboinhas se conserva como um bairro restritamente residencial, não autorizada a entrada de transporte público nem de estabelecimentos comerciais com exceção do único shopping na entrada do bairro…

Icaraí

Situado na zona sul e próximo ao centro da cidade, o bairro conta com excelente infraestrutura imobiliária, serviços como consultórios médico, escolas, creches, mercados, restaurantes e muitas opções lazer…

Pendotiba

Muito conhecido por seus extensos condomínios de casas e recentemente existem muitas construções de prédios. O bairro é considerado o primeiro da Região Oceânica da cidade. Por ser mais afastado do centro, pode ser observada uma grande área de preservação ambiental…

Itacoatiara

  Cercado pelo parque estadual da Serra da Tiririca, Itacoatiara é um pequeno bairro eminentemente residencial com casas em sua maioria de classes média e alta. De acordo com o censo de 2000, os domicílios ocupados em Itacoatiara representavam somente 62,65% dos...

Gragoatá

Gragoatá é um bairro nobre da Zona Sul da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se próximo ao Centro da cidade, entre São Domingos e a Boa Viagem, e é um bairro predominantemente residencial. Seu nome vem de uma planta homônima, que já...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.