Gragoatá

O Bairro

Gragoatá é um bairro nobre da Zona Sul da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se próximo ao Centro da cidade, entre São Domingos e a Boa Viagem, e é um bairro predominantemente residencial. Seu nome vem de uma planta homônima, que já foi abundante no local.

O bairro é banhado pelas águas da Baía de Guanabara e faz limite com os bairros de São Domingos e Boa Viagem. Também fica próximo ao centro de Niterói e ao bairro de Icaraí.

A história do bairro de Gragoatá está intimamente ligada ao Forte de São Domingos de Gragoatá. O forte foi fundamental na proteção do litoral fluminense contra os ataques franceses e Tamoios e mais tarde, no final do século XIX, teve participação fundamental durante a Revolta da Armada (1893). Apesar de bem conservado, o forte não se encontra aberto à visitação pública.

O morro que era ligado ao forte foi cortado e a Praia do Fumo (hoje Praia do Gragoatá) foi quase totalmente aterrada. No aterro, está localizado o Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense. O bairro possui poucas casas, muitas delas antigas. O comércio é quase nulo e funcionam apenas alguns bares, uma boate e uma quadra de tênis indoor.

Gragoatá abrigou, no passado, um grande número de estrangeiros que influenciaram na fundação do Grupo de Regatas Gragoatá (1895), para a prática do remo. Nos anos 1970, foi construído o Hotel Praia Grande, que hoje funciona como apart-hotel.

 

Conheça mais bairros

São Francisco

Conhecido por sua extensa orla e a variedade de bares e restaurantes de frente para a praia na avenida principal. Um dos bairros mais próximos do centro que ainda tem, em sua maioria, casas das mais simples até as mais luxuosas além de condomínios de apartamentos…

Ponta D’Areia

    O Bairro Ponta d'Areia é um bairro de caráter residencial do município de Niterói, no Rio de Janeiro. É composto na maioria de casas residenciais, com forte perfil operário, pois o bairro abriga vários estaleiros navais. É próximo ao Centro de Niterói, porém, ao...

São Domingos

O Bairro São Domingos é um bairro histórico e turístico localizado na Zona Sul do município de Niterói. É banhado pelas águas da Baía de Guanabara e tem grande importância histórica. O bairro de São Domingos abriga a Cantareira, como popular e festivamente é chamada a...

Vital Brazil

O Bairro Vital Brazil é um bairro da Zona Sul de Niterói, um dos menores da cidade. Limita-se com São Francisco, Icaraí e Santa Rosa. O bairro Vital Brazil surgiu em função do Instituto Vital Brazil (onde são produzidos medicamentos, soros e vacinas para picadas de...

Itaipu

Itaipu é majoritariamente residencial possuindo, no entanto um comércio expressivo, principalmente ao longo da Estrada Francisco da Cruz Nunes, contando com prédios residenciais modernos e principalmente muitas casas…

Icaraí

Situado na zona sul e próximo ao centro da cidade, o bairro conta com excelente infraestrutura imobiliária, serviços como consultórios médico, escolas, creches, mercados, restaurantes e muitas opções lazer…

Engenho do Mato

  O Bairro O Engenho do Mato faz limite com os seguintes bairros: Itaipu, Jacaré, Rio do Ouro, Várzea das Moças e ainda com o município de Maricá, pela Serra da Tiririca. O bairro surgiu da partilha da Fazenda Engenho do Mato, que tinha como função principal a...

Centro

O bairro mais antigo da cidade onde o clássico e o moderno se encontram. Possui grande variedade de comércio e serviços para todas as classes. O bairro se destaca pela grande variedade…

Boa viagem

O Bairro Boa Viagem é um bairro nobre de classe média alta localizado na Zona Sul do município de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. O bairro caracteriza-se pela vida pacata que ainda se desfruta naquele logradouro. Predominantemente residencial, possuiu...

Ingá

O Bairro Ingá é um bairro residencial da Zona Sul do município de Niterói, no Grande Rio. Tem como bairros limítrofes o Centro, São Domingos, Icaraí, Morro do Estado e Boa Viagem, e é banhado pela Baía de Guanabara. No passado, antes da fusão entre os estados do Rio...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *