Gragoatá

Gragoatá é um bairro nobre da Zona Sul da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se próximo ao Centro da cidade, entre São Domingos e a Boa Viagem, e é um bairro predominantemente residencial. Seu nome vem de uma planta homônima, que já foi abundante no local.

O bairro é banhado pelas águas da Baía de Guanabara, e faz limites com os bairros de São Domingos e Boa Viagem. Também fica próximo ao centro de Niterói e ao bairro de Icaraí.

A história do bairro de Gragoatá está intimamente ligada ao Forte de São Domingos de Gragoatá. O forte foi fundamental na proteção do litoral fluminense contra os ataques franceses e Tamoios e mais tarde, no final do século XIX, teve participação fundamental durante a Revolta da Armada (1893).

Apesar de bem conservado, o forte não se encontra aberto à visitação pública. O morro que era ligado ao forte foi cortado e a Praia do Fumo (hoje Praia do Gragoatá) foi quase totalmente aterrada. No aterro, está localizado o Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense. O bairro possui poucas casas, muitas delas antigas. O comércio é quase nulo e funcionam apenas alguns bares, uma boate e uma quadra de tênis indoor.

Gragoatá abrigou, no passado, um grande número de estrangeiros que influenciaram na fundação do Grupo de Regatas Gragoatá (1895), para a prática do remo. Nos anos 1970, foi construído o Hotel Praia Grande, que hoje funciona como apart-hotel.

Conheça mais bairros

Itaipu

Itaipu é majoritariamente residencial possuindo, no entanto um comércio expressivo, principalmente ao longo da Estrada Francisco da Cruz Nunes, contando com prédios residenciais modernos e principalmente muitas casas…

Vital Brazil

  Vital Brazil é um bairro da Zona Sul de Niterói, um dos menores da cidade. Limita-se com São Francisco, Icaraí e Santa Rosa. O bairro Vital Brazil surgiu em função do Instituto Vital Brazil (onde são produzidos medicamentos, soros e vacinas para picadas de...

Barreto

O Barreto é um bairro residencial, possuindo desde pequenos barracões de classe média baixa até grandes apartamentos em condomínios de classe média alta. Tem a quadra da escola de samba Viradouro. Também dá nome a uma das regiões administrativas da cidade, que...

Engenho do Mato

O Engenho do Mato faz limite com os seguintes bairros: Itaipu, Jacaré, Rio do Ouro, Várzea das Moças e ainda com o município de Maricá, pela Serra da Tiririca. O bairro surgiu da partilha da Fazenda Engenho do Mato, que tinha como função principal a produção de banana...

São Domingos

São Domingos é um bairro histórico e turístico localizado na Zona Sul do município de Niterói, capital do antigo Estado do Rio de Janeiro (antes da fusão com Estado da Guanabara). É banhado pelas águas da Baía de Guanabara, e tem grande importância histórica. O bairro...

Icaraí

Situado na zona sul e próximo ao centro da cidade, o bairro conta com excelente infraestrutura imobiliária, serviços como consultórios médico, escolas, creches, mercados, restaurantes e muitas opções lazer…

Ingá

Ingá é um bairro residencial da Zona Sul do município de Niterói, no Grande Rio. Tem como bairros limítrofes o Centro, São Domingos, Icaraí, Morro do Estado e Boa Viagem, e é banhado pela Baía de Guanabara.No passado, antes da fusão entre os estados do Rio de Janeiro...

Itacoatiara

  Cercado pelo parque estadual da Serra da Tiririca, Itacoatiara é um pequeno bairro eminentemente residencial com casas em sua maioria de classes média e alta. De acordo com o censo de 2000, os domicílios ocupados em Itacoatiara representavam somente 62,65% dos...

Fonseca

A história do município tem passagem marcante por este bairro, que é sem dúvida o mais tradicional da cidade. O bairro preserva ainda belíssimos patrimônios do século XVIII, XIX e início do século XX…

Charitas

O bairro de Charitas está localizado muito próximo ao de São Francisco, desta forma, eles compartilham a mesma orla e a praia. Na altura de Charitas já encontramos na orla uma variedade de quiosques e atrações para crianças como parquinhos etc…

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.