Ponta D’Areia

 

 

O Bairro

Ponta d’Areia é um bairro de caráter residencial do município de Niterói, no Rio de Janeiro. É composto na maioria de casas residenciais, com forte perfil operário, pois o bairro abriga vários estaleiros navais. É próximo ao Centro de Niterói, porém, ao contrário deste, não apresenta tumulto ou trânsito intenso.

Bairro de forte presença da imigração portuguesa na cidade, abriga um pequeno trecho turístico chamado “Portugal Pequeno”, que concorre com o perfil industrial e operário do bairro. O bairro também abriga o tradicional mercado público de pescado, o Mercado São Pedro. Possui uma comunidade muito antiga, denominada Morro da Penha devido à presença da Igreja Nossa Senhora da Penha.

História

Localizado na Península da Armação, a Ponta d’Areia, por sua posição geográfica, encontra-se diretamente banhado pelas águas da Baía de Guanabara, tendo, como áreas limítrofes com o continente, os bairros do Centro e de Santana. O nome Armação está relacionado à pesca (“armar” os barcos) e ao esquartejamento de baleias, já que a península foi importante porto baleeiro. A vocação industrial veio depois, com as oficinas de material bélico da Marinha do Brasil e estaleiros. Após obras de urbanização, ordenaram-se os acessos à Armação e Ponta d’Areia, agilizando a ligação com o Centro da cidade.

No século XIX, em um estaleiro que ali funcionava, construíram-se barcos a vapor, caldeiras e peças fundidas em ferro. Posteriormente, na época de Irineu Evangelista de Sousa, Barão e Visconde de Mauá, a indústria diversificou-se e passou a produzir vários equipamentos, porém, com a mudança da política econômica que facilitou a entrada de produtos estrangeiros, veio a falência. Mauá, precursor da industrialização brasileira, é homenageado com nome de rua e de estaleiro no bairro.

Características

As residências da Ponta d’Areia apresentam padrão construtivo predominante do tipo médio degradado, com espacialização horizontal, especialmente na Vila Pereira Carneiro. O comércio de primeira necessidade localiza-se na entrada da Vila Pereira Carneiro e o especializado em produtos náuticos e oficinas afins nas ruas que margeiam a Baía de Guanabara – especialmente a Miguel Lemos e a Barão de Mauá.

A presença de estaleiros é uma constante ainda hoje na Ponta d’Areia. Encontram-se em atividade lá os estaleiros Mauá, Mac Laren Oil e Cruzeiro do Sul, este pertencente ao Governo do Estado – responsável pela manutenção das barcas da CCR Barcas, que interligam Niterói ao Rio de Janeiro e vice-versa.

Portugal Pequeno

Portugal Pequeno é uma localidade, no bairro de Ponta d’Areia, junto às águas da Baía de Guanabara, que sobreviveu às grandes mudanças socioespaciais ocorridas ao longo do tempo. Trata-se de uma área marcada pela presença da imigração portuguesa em Niterói. A localidade de Portugal Pequeno, marcada pela presença da comunidade de pescadores, manteve a sua função, mesmo com as grandes transformações sofridas com a decadência da indústria da construção naval (década de 1980) e com a construção da Ponte Rio-Niterói.

Conheça mais bairros

Fonseca

A história do município tem passagem marcante por este bairro, que é sem dúvida o mais tradicional da cidade. O bairro preserva ainda belíssimos patrimônios do século XVIII, XIX e início do século XX…

Piratininga

A localização espacial de Piratininga (“porta de entrada” da Região Oceânica) é um elemento estratégico para o desenvolvimento do local onde se encontram escolas, shoppings, bares, principais bancos, lotéricas, supermercados, restaurantes…

Icaraí

Situado na zona sul e próximo ao centro da cidade, o bairro conta com excelente infraestrutura imobiliária, serviços como consultórios médico, escolas, creches, mercados, restaurantes e muitas opções lazer…

Ingá

O Bairro Ingá é um bairro residencial da Zona Sul do município de Niterói, no Grande Rio. Tem como bairros limítrofes o Centro, São Domingos, Icaraí, Morro do Estado e Boa Viagem, e é banhado pela Baía de Guanabara. No passado, antes da fusão entre os estados do Rio...

Engenho do Mato

  O Bairro O Engenho do Mato faz limite com os seguintes bairros: Itaipu, Jacaré, Rio do Ouro, Várzea das Moças e ainda com o município de Maricá, pela Serra da Tiririca. O bairro surgiu da partilha da Fazenda Engenho do Mato, que tinha como função principal a...

São Francisco

Conhecido por sua extensa orla e a variedade de bares e restaurantes de frente para a praia na avenida principal. Um dos bairros mais próximos do centro que ainda tem, em sua maioria, casas das mais simples até as mais luxuosas além de condomínios de apartamentos…

Gragoatá

O Bairro Gragoatá é um bairro nobre da Zona Sul da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se próximo ao Centro da cidade, entre São Domingos e a Boa Viagem, e é um bairro predominantemente residencial. Seu nome vem de uma planta homônima,...

Itacoatiara

O Bairro Cercado pelo parque estadual da Serra da Tiririca, Itacoatiara é um pequeno bairro eminentemente residencial com casas em sua maioria de classes média e alta. De acordo com o censo de 2000, os domicílios ocupados em Itacoatiara representavam somente 62,65%...

Itaipu

Itaipu é majoritariamente residencial possuindo, no entanto um comércio expressivo, principalmente ao longo da Estrada Francisco da Cruz Nunes, contando com prédios residenciais modernos e principalmente muitas casas…

Camboinhas

Considerado um dos principais bairros nobres de Niterói. Camboinhas se conserva como um bairro restritamente residencial, não autorizada a entrada de transporte público nem de estabelecimentos comerciais com exceção do único shopping na entrada do bairro…

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *