Ingá

Ingá é um bairro residencial da Zona Sul do município de Niterói, no Grande Rio. Tem como bairros limítrofes o Centro, São Domingos, Icaraí, Morro do Estado e Boa Viagem, e é banhado pela Baía de Guanabara.No passado, antes da fusão entre os estados do Rio de Janeiro e Guanabara, o bairro era a sede do poder estadual. No Ingá, encontram-se importantes museus, como o Museu do Ingá, localizado na Rua Presidente Pedreira, e o Museu Antônio Parreiras, localizado na Rua Tiradentes. O bairro recebeu este nome devido ao frondoso Ingá que existia nos primórdios da ocupação do bairro na atual Rua Tiradentes (outrora rua do Ingá).

O comércio local, antes pouco diversificado, conta atualmente com muitos serviços. Existem farmácias, supermercados, salão de cabeleireiros, academias, restaurantes, alguns ateliês e comércio de rua. O bairro conta com um hospital (Hospital Geral do Ingá) e alguns hotéis, entre eles o H Niterói, de 4 estrelas. Além disso, um importante campus da UFF está localizados no bairro, o de Direito na Rua Presidente Pedreira, número 62. Em virtude do campus de Direito; e de ser um bairro próximo a vários outros campi, o Ingá, além de residencial, é um bairro que abriga muitos estudantes universitários vindos do interior do estado do Rio de Janeiro e de outros estados.

As principais vias do bairro são a Paulo Alves, Presidente Pedreira, Rua Tiradentes, Rua São Sebastião e Fagundes Varela as duas últimas limítrofe com o Centro da cidade e Icaraí respectivamente. Além dessas, a rua da Praia das Flechas, João Caetano, e as ruas Doutor Nilo Peçanha e Pereira Nunes são outras ruas importantes do bairro. A situação atual do bairro é de grande verticalização. Muitos casarões antigos estão sendo derrubados para a construção de prédios voltados, majoritariamente à classe média alta, atraída pela proximidade do bairro com o mar, o Centro de Niterói, do Rio e dos principais pontos turísticos de Niterói. Também existe no bairro uma comunidade carente, o Morro do Palácio. A comunidade foi uma das primeiras a receber obras do Oscar Niemeyer, o Maquinho, em referência ao Museu de Arte Contemporânea que está situado muito próximo à comunidade.

Conheça mais bairros

Santa Rosa

Um dos bairros também mais próximos do centro da cidade e principalmente do bairro de Icaraí, por esse motivo, confunde-se muito os limites entre os dois bairros…

Charitas

O bairro de Charitas está localizado muito próximo ao de São Francisco, desta forma, eles compartilham a mesma orla e a praia. Na altura de Charitas já encontramos na orla uma variedade de quiosques e atrações para crianças como parquinhos etc…

Fonseca

A história do município tem passagem marcante por este bairro, que é sem dúvida o mais tradicional da cidade. O bairro preserva ainda belíssimos patrimônios do século XVIII, XIX e início do século XX…

Engenho do Mato

O Engenho do Mato faz limite com os seguintes bairros: Itaipu, Jacaré, Rio do Ouro, Várzea das Moças e ainda com o município de Maricá, pela Serra da Tiririca. O bairro surgiu da partilha da Fazenda Engenho do Mato, que tinha como função principal a produção de banana...

Itaipu

Itaipu é majoritariamente residencial possuindo, no entanto um comércio expressivo, principalmente ao longo da Estrada Francisco da Cruz Nunes, contando com prédios residenciais modernos e principalmente muitas casas…

Ponta D’Areia

  Ponta d'Areia é um bairro de caráter residencial do município de Niterói, no Rio de Janeiro. É composto na maioria de casas residenciais, com forte perfil operário, pois o bairro abriga vários estaleiros navais. É próximo ao Centro de Niterói, porém, ao contrário...

Barreto

O Barreto é um bairro residencial, possuindo desde pequenos barracões de classe média baixa até grandes apartamentos em condomínios de classe média alta. Tem a quadra da escola de samba Viradouro. Também dá nome a uma das regiões administrativas da cidade, que...

Centro

O bairro mais antigo da cidade onde o clássico e o moderno se encontram. Possui grande variedade de comércio e serviços para todas as classes. O bairro se destaca pela grande variedade…

Jurujuba

  É um bairro predominantemente ocupado por antigos moradores e uma vila de pescadores - uma das mais tradicionais do estado, que organiza anualmente uma procissão marítima em louvor de seu padroeiro, São Pedro, no dia 29 de junho. A festa faz parte do calendário...

São Francisco

Conhecido por sua extensa orla e a variedade de bares e restaurantes de frente para a praia na avenida principal. Um dos bairros mais próximos do centro que ainda tem, em sua maioria, casas das mais simples até as mais luxuosas além de condomínios de apartamentos…

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.