O Bairro
É um bairro predominantemente ocupado por antigos moradores e uma vila de pescadores – uma das mais tradicionais do estado, que organiza anualmente uma procissão marítima em louvor de seu padroeiro, São Pedro, no dia 29 de junho. A festa faz parte do calendário oficial da cidade.
Sua localização encontra-se no meio do caminho para o Complexo dos Fortes, antiga área de defesa da entrada da Baía de Guanabara contra invasores no Brasil Colônia, tendo como destaque a Fortaleza de Santa Cruz – ponto de interesse turístico da cidade. Ainda situam-se em sua área as praias da Várzea, do Canal, de Jurujuba, as pequenas Adão e Eva (separadas por um rochedo), de Fora e do Imbuí. As duas últimas já são consideradas oceânicas e contêm águas de coloração bastante azulada. Contudo são de acesso restrito, devido situarem em área militar. As demais são consideradas de interior de baía, com águas mais escuras e turvas. São bairros vizinhos Charitas e Piratininga.
O bairro é conhecido devido à Festa de São Pedro, Padroeiro dos Pescadores. Temos também o Forte Barão do Rio Branco e a Fortaleza de Santa Cruz, que foram muito importantes para impedir as invasões holandesa e francesa.
0 comentários