Engenho do Mato

 

O Bairro

O Engenho do Mato faz limite com os seguintes bairros: Itaipu, Jacaré, Rio do Ouro, Várzea das Moças e ainda com o município de Maricá, pela Serra da Tiririca. O bairro surgiu da partilha da Fazenda Engenho do Mato, que tinha como função principal a produção de banana prata e grande variedade de hortifrutigranjeiros, destinados principalmente ao centro consumidor de Niterói. Na área desta fazenda foram feitos dois loteamentos: o primeiro denominado “Jardim Fazendinha de Itaipu” e o segundo “Parque da Colina”, ambos obedecendo ao Decreto-Lei número 3.079 de 15 de setembro de 1938.

A partir dos anos 50, a região passou a ser ocupada por posseiros que desenvolviam atividades agrícolas e acabaram sofrendo ameaças de expulsão com a venda dessas terras, o que só não ocorreu em função de uma ação governamental que desapropriou a área visando a instalação do núcleo colonial da Fazenda do Engenho do Mato, Decreto nº 7.577 de 2 de agosto de 1961. Tal ação surgiu a partir da tentativa de evitar um possível êxodo dessa população para o centro urbano e também para garantir a continuidade de uma produção agrícola próxima à cidade de Niterói, além de evitar a derrubada da mata existente, rica em madeira de lei. 

A área desapropriada alcançava aproximadamente 52 alqueires. Posteriormente, nos anos 70, sugiram os loteamentos que foram responsáveis pela configuração atual do bairro como: Maravista, Soter, Argeu, Fazendinha, Vale Feliz e Jardim Fluminense. Atualmente, grande parte da área plana é ocupada por residências de moradores de classe média que, em sua maior parte, teve acesso à terra a partir da compra direta aos posseiros mais pobres. 

A população de baixa renda localiza-se principalmente no Jardim Fluminense e nas encostas da Serra da Tiririca. As propriedades, antes destinadas à veraneio ou finais de semana, hoje apresentam-se como local de moradia permanente de uma população que tem como remanescentes da vida rural a tranqüilidade e a paisagem, bem como a proximidade com as praias oceânicas. Estes são os principais elementos atrativos e de valorização dos terrenos do bairro. 

A entrada do capital imobiliário, somado ao asfaltamento das principais vias de acesso ao Engenho do Mato, resultaram nas altas taxas de crescimento anual da população a partir da década de 1970. Fonte: Niterói-Bairros – Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói – 1991  

Conheça mais bairros

Piratininga

A localização espacial de Piratininga (“porta de entrada” da Região Oceânica) é um elemento estratégico para o desenvolvimento do local onde se encontram escolas, shoppings, bares, principais bancos, lotéricas, supermercados, restaurantes…

Icaraí

Situado na zona sul e próximo ao centro da cidade, o bairro conta com excelente infraestrutura imobiliária, serviços como consultórios médico, escolas, creches, mercados, restaurantes e muitas opções lazer…

Pendotiba

Muito conhecido por seus extensos condomínios de casas e recentemente existem muitas construções de prédios. O bairro é considerado o primeiro da Região Oceânica da cidade. Por ser mais afastado do centro, pode ser observada uma grande área de preservação ambiental…

Itacoatiara

O Bairro Cercado pelo parque estadual da Serra da Tiririca, Itacoatiara é um pequeno bairro eminentemente residencial com casas em sua maioria de classes média e alta. De acordo com o censo de 2000, os domicílios ocupados em Itacoatiara representavam somente 62,65%...

Fonseca

A história do município tem passagem marcante por este bairro, que é sem dúvida o mais tradicional da cidade. O bairro preserva ainda belíssimos patrimônios do século XVIII, XIX e início do século XX…

Itaipu

Itaipu é majoritariamente residencial possuindo, no entanto um comércio expressivo, principalmente ao longo da Estrada Francisco da Cruz Nunes, contando com prédios residenciais modernos e principalmente muitas casas…

São Francisco

Conhecido por sua extensa orla e a variedade de bares e restaurantes de frente para a praia na avenida principal. Um dos bairros mais próximos do centro que ainda tem, em sua maioria, casas das mais simples até as mais luxuosas além de condomínios de apartamentos…

Camboinhas

Considerado um dos principais bairros nobres de Niterói. Camboinhas se conserva como um bairro restritamente residencial, não autorizada a entrada de transporte público nem de estabelecimentos comerciais com exceção do único shopping na entrada do bairro…

Santa Rosa

Um dos bairros também mais próximos do centro da cidade e principalmente do bairro de Icaraí, por esse motivo, confunde-se muito os limites entre os dois bairros…

Vital Brazil

O Bairro Vital Brazil é um bairro da Zona Sul de Niterói, um dos menores da cidade. Limita-se com São Francisco, Icaraí e Santa Rosa. O bairro Vital Brazil surgiu em função do Instituto Vital Brazil (onde são produzidos medicamentos, soros e vacinas para picadas de...

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *